Em medição feita às 10h15 desta terça-feira (18) na régua da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do Rio dos Sinos, em São Leopoldo estava em 1,33 metro, ainda abaixo do considerado normal, que é entre 2 e 2,5 metros. O nível mais baixo registrado neste ano até agora, segundo a Defesa Civil leopoldense ocorreu na última sexta-feira, quando chegou a 31 centímetros. Já o nível mais alto visto em 2022 foi registrado no dia 5 de janeiro, quando o Sinos estava em 1,75 metro.
Conforme o coordenador técnico da Defesa Civil de São Leopoldo, Fabiano Camargo, o total acumulado de chuva nas últimas 24 horas é de 56 milímetros. A precipitação das últimas horas alivia em parte a situação angustiante do nível do Sinos.
Camargo alerta também que a tendência é de que a elevação prossiga pelo menos nos próximos dois dias, mas com a volta do clima seco o rio deve novamente baixar de nível. Com isso segue o apelo da Prefeitura de São Leopoldo e do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) para que a população mantenha o uso racional da água, pois o processo de tratamento da água é criterioso e caro.