Duas prisões em uma semana no Vale do Sinos, associadas a investigações em diferentes cidades da região, apontam para uma revenda de carros furtados e roubados na Internet. Na tarde desta segunda-feira (17), a Brigada Militar flagrou uma mulher de 44 anos no bairro Feitoria, em São Leopoldo, com um Corsa em situação suspeita. O carro tinha sido levado do dono no último dia 12 em Parobé.
Os brigadianos avistaram o veículo estacionado na Rua das Flores, por volta das 13h20, e constataram a procedência criminosa. Uma moradora foi abordada e se apresentou como dona do Corsa. Ela alegou que comprou por meio de anúncio no Facebook, sem saber que era furtado, mas não comentou o valor da suposta transação. Foi levada à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para a possível prisão em flagrante.
O caso, porém, ficou em registro de receptação culposa (quando não há intenção) e a suspeita foi logo liberada. A DPPA não falou sobre a decisão. O delegado plantonista não foi localizado. O nome da investigada não é divulgado por conta da Lei de Abuso de Autoridade. Ela tem antecedentes por ameaça, injúria, lesão corporal e perturbação da tranquilidade pública. O Corsa deve ser devolvido à vítima, aflita, por não ter seguro. Estava com as placas originais.
No último dia 10, um motorista de 24 anos foi abordado na BR-116, em São Leopoldo, com uma Spin branca roubada em outubro do ano passado na cidade. Ele alegou que comprou por R$ 3 mil após ver anúncio nas redes sociais. Também disse que aos policiais que o carro foi retirado nas proximidades da rodoviária de Porto Alegre. A Spin já estava com placas clonadas. Natural de Caxias do Sul, o suspeito também já foi solto.
O comandante da Brigada Militar no Vale do Sinos, coronel Douglas da Rosa Soares, destaca ações estratégicas para diminuir a criminalidade na região. “Verificamos que os roubos de veículos aumentaram de 1º a 9 deste mês e que estavam acontecendo entre 18 horas e meia-noite. Era uma média de 2,1 ocorrências por dia em toda nossa área, formada por 16 municípios, que caiu para 1,6 nos últimos cinco dias. As unidades começaram a fazer várias barreiras e ações, que funcionaram.”
O coronel cita ainda o crime de roubo a residência, que muitas vezes acaba com o carro da família levado pelos assaltantes. “Em Novo Hamburgo, na primeira quinzena de dezembro, houve aumento dessa modalidade de delito. Agimos com ações de prevenção e reduzimos substancialmente na segunda quinzena. Neste início de ano, está zerado.”