Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região ESTIAGEM

Nível do Rio dos Sinos segue muito abaixo do normal em São Leopoldo

Medição feita na manhã deste sábado (22) apontou que nível do Sinos está em 54 centímetros, quando o normal é entre 2 e 2,5 metros

Publicado em: 22.01.2022 às 12:32 Última atualização: 23.01.2022 às 14:17

Em medição feita às 11 horas deste sábado  (22) na régua da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do Rio dos Sinos, em São Leopoldo estava em 54 centímetros, bem abaixo do considerado normal, que é entre 2 e 2,5 metros.

Nível do Rio dos Sinos está muito abaixo do considerado normal
Nível do Rio dos Sinos está muito abaixo do considerado normal Foto: Diego da Rosa/GES-Arquivo

O nível mais baixo registrado neste ano até agora, segundo a Defesa Civil leopoldense ocorreu no dia 14 de janeiro, quando chegou a 31 centímetros. Já o nível mais alto visto em 2022 foi registrado na última quarta (19),  quando o Sinos estava em 2,07 metros.

Conforme boletim da sala de situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, há risco para chuva e temporais isolados em todo o Estado nos próximos dias.  De acordo com o boletim, o sábado (22) começa abafado e ensolarado em grande parte do Rio Grande do Sul, apenas com chuva na região Sul. À tarde será quente sobre o Estado, com temperaturas chegando na casa dos 40°C na metade oeste, região dos Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre. Uma área de baixa pressão que ainda atua na Argentina, e aliada ao calor e a umidade, provocam pancadas isoladas de chuva sobre o estado a partir da tarde. Há risco para temporais pontuais na maioria das regiões gaúchas, com chuva volumosa na região Sul e próximo à Lagoa dos Patos

No domingo (23), a instabilidade é reforçada pela passagem de uma frente fria pelo oceano que espalha a chuva e os temporais sobre o Estado a partir da tarde. Os acumulados de chuva podem ser altos na metade sul gaúcha e também na Região Metropolitana. Antes da chegada da chuva, as temperaturas ficam elevadas na maioria das regiões, ainda na casa dos 40°C em áreas do Oeste e Noroeste.

Na madrugada de segunda-feira (24), a chuva segue na metade sul, mas a partir da tarde por conta do calor e da frente fria que continua influenciando o tempo no RS, há risco para temporais isolados sobre o estado com chuva volumosa. A tendência é que a chuva e a instabilidade sigam no Estado pelo menos até a quinta-feira (27) com temperaturas pouco elevadas.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.