Os prefeitos que integram a Consórcio Metropolitano da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) se reuniram nesta quinta-feira (27) para discutir o impacto do programa estadual Assistir, nos municípios da região. De acordo com a entidade, a implantação do programa representará uma redução de R$ 205 milhões por ano nos repasses aos hospitais públicos da Região Metropolitana.
Prefeito em exercício de Novo Hamburgo, Márcio Lüders diz que os prefeitos ainda tentam convencer o governador. "Estamos falando de uma região que tem praticamente 40% da população do Estado. Temos que encontrar um meio termo, mas sempre com diálogo."
Outro ponto de destaque na região foi a mobilização em busca de soluções para mitigar o impacto das estiagens na região do Vale do Sinos. As prefeituras de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Esteio se comprometeram a, já na próxima segunda-feira, reunir técnicos para discutir a melhor forma de armazenamento de água.
Um exemplo que será estudado é um projeto, já existente, de construção de micro barragens, voltado à bacia do Rio Gravataí. Lüders esclarece que não necessariamente será essa a solução, mas que uma alternativa será proposta pelos municípios.
“Todos os anos temos um problema de estiagem. É algo recorrente e não podemos tratar disso só no verão. Temos que buscar uma solução que possa atender os municípios no período de estiagem.”