Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região ARTE

Projeto de artistas gaúchos destaca obras de Clara Pechansky

Perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural irão divulgar, mensalmente, três obras de cada um dos 15 artistas participantes do projeto

Publicado em: 14.03.2022 às 03:00 Última atualização: 14.03.2022 às 08:05

O projeto Coletânea dos Artistas Gaúchos divulga nesta terça-feira (15) obras de artistas visuais. A ênfase será nas criações de Clara Pechansky. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, da Trensurb, buscando destacar a produção dos artistas visuais, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte.

Coletânea divulga novas obras a partir desta terça-feira
Coletânea divulga novas obras a partir desta terça-feira Foto: Clara Pechansky/Trensurb/Divulgação

Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural irão divulgar, mensalmente, três obras de cada um dos 15 artistas participantes do projeto. As obras também estarão nos monitores, existentes dentro dos trens e estações. "Acho que é uma iniciativa importante para divulgar arte de boa qualidade em um local não convencional", afirma Clara.

Para integrar a Coletânea, a artista selecionou três obras em acrílico sobre tela, do ano de 2018, intituladas Senhora da Floresta, Senhora da Harmonia e Senhora de Gramado. "Busquei escolher imagens fáceis de serem compreendidas e que permitem que cada espectador crie sua própria narrativa", explica Clara.

"O viajante da Trensurb poderá 'viajar' apreciando minhas pinturas, que são bastante coloridas, podem ser fotografadas e, nesse caso, o viajante vai carregar a imagem no seu celular. Não importa o tempo do percurso, as imagens podem sempre ser levadas para casa e, nesse caso, o viajante se apodera da minha obra e a utiliza como quiser", completa. A curadoria da coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.

Um pouco da jornada

Bacharel em Pintura aos 19 anos, pela UFPel, Clara começou sua carreira profissional em Porto Alegre. Licenciada em Desenho e História da Arte, e especializada em Educação Audiovisual pela Ufrgs, fundou o Atelier Clara Pechansky em 2001. Trabalha em diferentes técnicas, como desenho, gravura, litografia e pintura.

Realizou 70 exposições individuais em galerias e museus do Brasil e do mundo. Responsável pelo projeto Miniarte Internacional, que, depois de 40 edições, já percorreu cinco continentes. Em 2021, iniciou o ciclo de exposições Duas Mulheres de Fino Traço, com Liana Timm.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.