O projeto Coletânea dos Artistas Gaúchos divulga nesta terça-feira (15) obras de artistas visuais. A ênfase será nas criações de Clara Pechansky. O projeto é desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, da Trensurb, buscando destacar a produção dos artistas visuais, dando visibilidade ao seu trabalho para um público que não tem o hábito de frequentar os espaços tradicionais de exposição de arte.
Os perfis nas redes sociais da Trensurb e do Espaço Multicultural irão divulgar, mensalmente, três obras de cada um dos 15 artistas participantes do projeto. As obras também estarão nos monitores, existentes dentro dos trens e estações. "Acho que é uma iniciativa importante para divulgar arte de boa qualidade em um local não convencional", afirma Clara.
Para integrar a Coletânea, a artista selecionou três obras em acrílico sobre tela, do ano de 2018, intituladas Senhora da Floresta, Senhora da Harmonia e Senhora de Gramado. "Busquei escolher imagens fáceis de serem compreendidas e que permitem que cada espectador crie sua própria narrativa", explica Clara.
"O viajante da Trensurb poderá 'viajar' apreciando minhas pinturas, que são bastante coloridas, podem ser fotografadas e, nesse caso, o viajante vai carregar a imagem no seu celular. Não importa o tempo do percurso, as imagens podem sempre ser levadas para casa e, nesse caso, o viajante se apodera da minha obra e a utiliza como quiser", completa. A curadoria da coletânea é do poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, da artista multimídia Liana Timm e da professora Dione Detanico.
Bacharel em Pintura aos 19 anos, pela UFPel, Clara começou sua carreira profissional em Porto Alegre. Licenciada em Desenho e História da Arte, e especializada em Educação Audiovisual pela Ufrgs, fundou o Atelier Clara Pechansky em 2001. Trabalha em diferentes técnicas, como desenho, gravura, litografia e pintura.
Realizou 70 exposições individuais em galerias e museus do Brasil e do mundo. Responsável pelo projeto Miniarte Internacional, que, depois de 40 edições, já percorreu cinco continentes. Em 2021, iniciou o ciclo de exposições Duas Mulheres de Fino Traço, com Liana Timm.