Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região CAMPANHA NACIONAL

São Leopoldo tem drive-thru de vacinação contra gripe para idosos

Ações de vacinação contra gripe e sarampo já começaram; veja onde se vacinar na cidade

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 05.04.2022 às 03:00 Última atualização: 05.04.2022 às 10:48

O primeiro dia de vacinação contra gripe já levou bastante gente aos pontos de aplicação do imunizante na região. Em São Leopoldo, além de 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), a vacina também está disponível no drive-thru montado nas pirâmides do Largo Rui Porto, no Centro.

Cilene foi com o esposo João Artur se vacinar contra gripe já nesta segunda-feira
Cilene foi com o esposo João Artur se vacinar contra gripe já nesta segunda-feira Foto: Fotos Diego da Rosa/GES

Foi lá que o casal João Artur Müller da Silva, 70, Cilene Dagmar Müller da Silva, 74, buscou se vacinar já na tarde desta segunda-feira (4). Moradores do bairro Morro do Espelho, eles contam que costumam acompanhar a programação de vacinas e, ontem, foram avisados de que a aplicação ocorreria também no local, ao lado do Ginásio Celso Morbach. "Fazemos a vacina da gripe há muitos anos. Estamos nos cuidando por medida de precaução e segurança sanitária, pois sabemos que nosso clima é complicado a partir de agora, quando entra o outono e inverno, e vêm as doenças pulmonares e gripais. Então, tomamos cuidados para nos prevenirmos", enfatizou João Artur.

O mesmo fez os moradores do bairro Feitoria Gerson Luís da Silva Bueno, 68, e Carmen Maria Cruz Bueno, 66. O casal relata que ficou sabendo da vacinação pelo Jornal VS, avisou amigos e familiares e já procurou se imunizar. "Nós somos praticamente os primeiros da fila sempre. Toda vez que sabemos que tem vacina, estamos lá, pois ficamos muito preocupados com isso", disse Gerson, ressaltando que ele e a esposa, de fato, nunca mais tiveram sintomas graves de gripe. "Nós trabalhávamos com transporte de perecíveis e éramos expostos diretamente a temperaturas negativas. Nos vacinamos há muitos anos e faz muito tempo que não temos gripe forte, somente resfriados", completou.

Carmen e Gerson Bueno também já procuraram o drive-thru para se vacinar
Carmen e Gerson Bueno também já procuraram o drive-thru para se vacinar Foto: Diego da Rosa/GES

Onde se vacinar em São Leopoldo

Pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde fazem parte do público-alvo desta primeira fase da campanha contra a gripe. O imunizante é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A segunda etapa inicia no mês de maio. Os profissionais de saúde também são grupo prioritário da vacina contra o sarampo. Ambas estão sendo oferecidas nas UBSs Campina, Scharlau, Santos Dumont, Padre Orestes, Rio dos Sinos, Paim, Vicentina, Materno Infantil, Trensurb, Cohab Duque, Rio Branco, Santo André, São Cristóvão e Imigrante, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O drive-thru do Largo Rui Porto é destinado exclusivamente para vacinação da gripe para idosos acima de 60 anos, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Para adultos, não há incompatibilidade entre vacinas do calendário, exceto tríplice viral. Portanto, a vacina da gripe pode ser tomada concomitantemente com a da Covid-19.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.