Encerram-se nesta quarta-feira (13) as inscrições para o segundo ciclo do Programa 3 mil Talentos TI. Nesta etapa, serão 420 bolsas gratuitas para os cursos na área de Tecnologia da Informação (TI) para pessoas entre 15 e 39 anos de São Leopoldo. As inscrições podem ser realizadas pelo site .
O projeto foi desenvolvido a partir de um diagnóstico da Governança do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, que é compartilhado entre Unisinos, Prefeitura de São Leopoldo, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e Polo de Informática de São Leopoldo. O programa tem como parceiro estratégico o Senac São Leopoldo, responsável por disponibilizar as capacitações.
As bolsas serão cedidas de acordo com a pontuação dos pré-requisitos descritos no edital, que também pode ser conferido no link acima. Antes de realizar a inscrição, é recomendado ler o edital. Mais informações e critérios de seleção podem ser obtidos no site do programa ou pelo telefone (51) 3590-3060.
Serão investidos mais de R$ 2 milhões no Programa 3 mil Talentos TI, que faz parte do Programa Inova São Léo, desenvolvido pela Prefeitura, que vai oportunizar 3 mil bolsas de estudo gratuitas até 2024, ano do Bicentenário, onde a cidade se prepara com ações de planejamento estratégico para uma cidade inovadora, pensando o futuro com inclusão e tecnologia.
Cursos
Até 2024, serão dez qualificações, em diversos níveis educacionais, que vão desde o programa Jovem Aprendiz até cursos profissionalizantes e de nível técnico. Dentre os cursos previstos estão: Lógica de Programação, Programação Java, Programação Web com PHP, User Interface Interaction – Design de Interações e Interfaces, Testes de Softwares, Programação em Java, User Xperience, Research – Arquitetura da Informação e Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio.
Sobre a primeira etapa
Lançado em setembro de 2021, o primeiro ciclo do Programa 3 Mil Talentos TI teve 540 vagas para os diversos cursos na área de Tecnologia da Informação, possibilitando inclusão social e formação qualificada para o mercado de trabalho, atendendo à demanda por talentos na área de Tecnologia da Informação (TI) no município de São Leopoldo.