Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região INSTABILIDADE

Calor e chuvas intensas marcarão a semana na região

Chuva chegou hoje no Vale do Sinos, acompanhada de vendaval que causou falta de energia em cidades

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 25.04.2022 às 22:48 Última atualização: 25.04.2022 às 22:52

Muitas regiões registraram temperaturas máximas incomuns para esta época do ano ao longo desta segunda-feira (25) e o calorão antecedeu o temporal que atingiu municípios do Vale do Sinos nesta noite.

Antes da chegada da chuva, por volta das 20 horas uma forte ventania iniciou de forma repentina e assustou moradores de algumas localidades. Quando os ventos acalmaram, chegou a chuva, que caiu intensa, por volta das 21 horas.

A Defesa Civil gaúcha emitiu alerta para chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, ventos de até 80 km/h e eventual queda de granizo, válido até as 6 horas desta terça-feira (26).

Conforme a MetSul Meteorologia, o cenário de calor e chuvas deve permanecer ao longo da semana. Algumas cidades podem registrar volumes na soma desta semana de 200 mm a 300 mm, ou seja, duas a três vezes a média de precipitação do mês de abril inteiro, conforme a meteorologista Estael Sias.

"Os acumulados de precipitação devem ser altíssimos nas áreas de Quaraí, Livramento, Rosário do Sul, São Gabriel, Dom Pedrito e Bagé. Podem ser muito altos ainda em municípios da Serra do Sudeste e em pontos do Centro do Estado. Sucessivas áreas de instabilidade associadas a uma intensa advecção de ar quente a partir do Norte da Argentina estão se formando entre o Centro, o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul com registro de temporais em que ocorre chuva localmente forte a intensa, muitos raios, vendavais localizados e queda de granizo", explica.

Calor e chuva

Na região do Vale do Sinos, conforme Estael, nesta terça-feira o tempo seguirá instável com pancadas de chuva em grande parte do dia. A partir da tarde ocorrem melhorias e aberturas de sol. O dia será abafado com temperatura entre 21°C e 29°C.

Na quarta-feira terá sol e vento norte persistente e a temperatura sobe bastante, ficando entre 22°C pela manhã e 34°C na parte da tarde. Entre a quinta e sexta-feira uma nova onda de temporais irá atingir o Vale do Sinos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.