Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região 'GRAVE PERIGO'

Ciclone provoca chuva extrema e vento forte no começo da semana

Meteorologistas alertam para risco de alagamentos, deslizamentos de terra e desmoronamento de terrenos no RS e em Santa Catarina

Por Redação
Publicado em: 01.05.2022 às 14:35 Última atualização: 01.05.2022 às 20:15

Um ciclone que se forma no Sul do Brasil trará chuva extrema ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina no começo desta semana. A forte instabilidade se intensifica nesta segunda-feira (2). A previsão de altos volumes de chuva e vento forte em alguns momentos segue até a quarta-feira (4), segundo a MetSul Meteorologia

Tempo chuvoso no Vale do Sinos
Tempo chuvoso no Vale do Sinos Foto: Diego da Rosa/GES

O fenômeno, que vai se acentuar a partir de nuvens muito carregadas com aporte de umidade vinda da Amazônia, é descrito pelos meteorologistas como uma situação meteorológica de grave perigo. 

Há alerta para alagamentos e inundações em zonas urbanas e rurais, deslizamentos de terra, cheias de rios, queda de barreiras, bloqueios parciais ou totais de rodovias por inundações ou desmoronamento de terreno, dentre outros riscos.

A tendência é de que a chuva seja mais expressiva no Planalto Médio, Alto Uruguai, Serra, Litoral Norte e Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul; e no Sul e no Leste do estado em Santa Catarina. Outras regiões e até áreas do Paraná pode ter precipitações elevadas nos próximo dias.

 

Tempo piora entre a terça e a quarta

Amanhã (2), a chuva tende a ser mais volumosa na Metade Norte do Rio Grande do Sul, no Planalto Sul Catarinense e no Sul de Santa Catarina com 100 milímetros a 150 mm em alguns pontos. Mais ao Norte de Santa Catarina e na Metade Sul gaúcha não são esperados altos volumes.

Entre terça e quarta-feira, o cenário piora, com previsão de acumulados de até 100 a 250 milímetros no Nordeste do Rio Grande do Sul e no Sul de Santa Catarina.

A instabilidade chega ao fim na quinta-feira (5), mas a chance de chuva continua em pontos muito mais próximos da costa.

Acumulado de chuva pode chegar a 500 milímetros

Meteorologistas estão preocupados com a sequência de dias com grande volume de chuva. Os acumulados finais, segundo a MetSul, devem ficar entre 200 e 300 milímetros. Há risco de que casos pontuais chegam aos extremos 400 a 500 milímetros, entre o Nordeste do Rio Grande do Sul e o Sul de Santa Catarina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.