Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região PORTO ALEGRE

Evento Noite das Ideias mobiliza artistas da região

Atividade acontece nesta quarta-feira (11), a partir das 18h30, no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana

Por Alecs Dal'Ollmo
Publicado em: 10.05.2022 às 15:00 Última atualização: 10.05.2022 às 16:53

Pelo terceiro ano consecutivo no Brasil e com o tema '(Re)construir juntos', o Noite das Ideias, com a participação de artistas e pesquisadores, como Rafa Rafuagi, de Esteio, acontece nesta quarta-feira (11), a partir das 18h30, no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana, na capital. A ideia é explorar a resiliência e reconstrução de sociedades que enfrentam desafios únicos, solidariedade e cooperação entre indivíduos, grupos e Estados, a mobilização das sociedades civis e os desafios da construção e produção.

Programação conta com criação coletiva em dança
Programação conta com criação coletiva em dança Foto: Carlos Ávila/Divulgação

Além de Rafa, que é fundador da Casa da Cultura Hip Hop de Esteio e integra a Universidade Popular dos Movimentos Sociais Vozes da Periferia e Museu da Cultura Hip Hop RS, o debate de ideias terá ainda a professora Mônica Dantas, doutora em Estudos e Práticas Artísticas (UQAM/Canadá), com Pós-Doutorado e Estágio de Professor Visitante no Centre for Dance Research/Coventry University (Reino Unido). A mediação será do produtor musical Otávio Moura.

Neste debate, os temas abordados serão as trocas e diálogos interculturais, com o objetivo de refletir sobre as possibilidades de reconstruções culturais entre diferentes países, provocando uma mistura nos diferentes campos do pensamento, das artes, das ciências e da sociedade. O evento é organizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre com o apoio de instituições francesas e parceiros locais. A atividade tem entrada gratuita e também contará com transmissão ao vivo pelo YouTube da Aliança Francesa Porto Alegre (AFPOA).

Performance

O evento conta ainda com um espetáculo de dança franco-brasileiro, criação coletiva entre os bailarinos da companhia Chriki'Z, da França, e estudantes do curso de Dança na Ufrgs: Isadora Rosito Schmidt, Carlos Eduardo de Ávila Silveira, Débora Spier, Eduarda Sorgato, Jeferson Cabral e Iara Diez. No elenco ainda os franceses Amine Boussa e Damien Bourletsis. A Chriki'Z foi criada em 2011 por Amine Boussa. Juntamente com o coreógrafo Jeanne Azoulay, Amine coloca em movimento uma poética que envolve as danças urbanas com uma abertura a outras estéticas dançadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.