Quinze empresas do ramo de cervejas artesanais, estebalecidas entre a região do Vale do Sinos, Serra Gaúcha e Litoral Norte, se uniram para criar a Rede de Cervejarias Independentes (Rede Craft). O grupo faz parte do programa “Redes de Cooperação” da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, desenvolvido com a Feevale. O lançamento oficial será na segunda-feira (23) no auditório da FeevaleTechpark, em Campo Bom.
Segundo o também empresário e cervejeiro Samuel Kuhsler, de Sapiranga, a Rede trará muitos benefícios para a categoria, incluindo estratégias de marketing e inovações. “Com as constantes mudanças no mercado, os empresários precisam buscar soluções para a sobrevivência do negócio e através da rede haverá uma conexão entre nós, facilitando negociação e expansão”, salienta Kuhsler.
Alternativas coletivas
Os cervejeiros destacam que a Rede tem o objetivo de buscar alternativas coletivas e possibilidades de crescimento, estimulando o desenvolvimento econômico através de projetos de inovações tecnológicas, por meio da cooperação entre as empresas associadas.
Peter afirma que a Craft nasce unida pela paixão pela cerveja. “Quase todos os donos de cervejaria entraram no ramo por causa da paixão, por um hobby que virou negócio. Mas fazer cerveja é difícil, principalmente para as cervejarias independentes. Então vamos usar essa união para melhorar nossos processos e setor”, afirma.