Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região NÃO PERCA!

Fim de semana para curtir os últimos dias de Expoleite em Esteio

Evento, com entrada franca, acontece no Parque de Exposições Assis Brasil até este domingo

Por Da Redação
Publicado em: 21.05.2022 às 07:41 Última atualização: 21.05.2022 às 07:50

Quem ficar pela região neste fim de semana poderá aproveitar os últimos dias da 16ª Fenasul, e a 43ª Expoleite, que acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Considerada pelos organizadores uma oportunidade de aproximar o campo da cidade, a feira tem entrada franca e encerra neste domingo. Desde a última quarta-feira, quando teve início a programação do evento, centenas de pessoas passaram pelo local. A programação variada, com shows, palestras, competições e multifeira, tem atraído público diversificado para o evento. Hoje, programação terá início às 8 horas, encerrando, às 22. Amanhã, o encerramento do evento será às 17 horas.

Espaço da agricultura familiar é um dos mais visitados no evento
Espaço da agricultura familiar é um dos mais visitados no evento Foto: Fernando Dias/Seapdr

Dentre os espaços mais disputados pelos visitantes está o pavilhão da agricultura familiar, onde ocorre a multifeira. No local, estão reunidos 21 empreendimentos rurais de diversas regiões do Estado, onde são comercializadas flores e produtos como salame, queijo e geleias. De Ivoti, a banca com peças de queijos se destaca com produtos coloniais e especiais.

“Nós trabalhamos com sete tipos de leite de vaca e nove, de leite de cabra. Temos queijos dos mais simples, o colonial, até queijos maturados no vinho, queijos gouda e maasdam (de origem holandesa), queijo morbier (tipo francês, com camada de carvão no meio da peça). Todos estes nós produzimos na propriedade”, esclarece Miriam Staudt, da Queijaria Nova Alemanha.

Para o público de alimentos orgânicos e diet, a Produtos Lilien, de Picada Café, traz diversas opções. “Trabalhamos com cookies de cacau e amendoim, linha de chás orgânicos, biscoitos diet e geleias diferenciadas, com sabores de rosas, lavanda, bergamota com capim-limão, morango com pimenta”, lista o proprietário, Roberto Rohr.

Animais

Outra atração da Fenasul Expoleite são os animais. Além das vacas, tradicionais estrelas do evento, nesta edição também os búfalos chamam a atenção. Esta é a primeira vez que os bubalinos integram a programação do evento. Além dos búfalos, participam do evento 101 vacas da raça Holandês, 82 Jersey, 22 Gir Leiteiro e oito animais Girolando. Também foram inscritos cinco exemplares da raça Simental e cinco da Simbrasil. Há, ainda, a presença de 118 coelhos e 67 aves. Entre os equinos, são 67 cavalos Crioulos, 80 Mangalarga Marchador e 122 Mangalarga Paulista.

Pela primeira vez a feira conta com a presença dos búfalos
Pela primeira vez a feira conta com a presença dos búfalos Foto: Diego da Rosa/GES

A feira é organizada em conjunto pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Secretaria da Agricultura, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e prefeitura de Esteio.

 

Programação

Hoje e amanhã a programação da Fenasul Expoleite contará com rodeio artístico e apresentações de danças tradicionais. Neste sábado haverá, ainda, show com a banda Som do Sul, a partir das 21 horas. Amanhã, um dos principais destaques do dia será o desfile dos campeões, a partis das 11 horas, na pista do gado leiteiro. A programação completa pode ser conferida no site agricultura.rs.gov.br  

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.