Com a chegada do frio, a Prefeitura, dentro do programa Nova Saúde São Léo, ampliará o atendimento da população em horários alternativos com foco na prevenção das doenças. Neste sábado (21), a Secretaria da Saúde abrirá cinco unidades básicas de saúde (UBS): Padre Orestes, Vicentina, Santo André, Rio dos Sinos e o Centro do Idoso. Somente na UBS Rio dos Sinos, o atendimento ocorre apenas pela manhã. As demais ficarão abertas até as 17 horas. Os locais oferecerão acolhimento, consultas, vacinação contra a gripe e covid-19, testes rápidos e orientações.
“O frio, a volta do convívio social, a circulação de vírus, tudo isso gerou uma pressão no sistema. Muitas dessas doenças podem ser tratadas no início, para que não se agravarem e gerem consequente demanda para a Upa e o Hospital Centenário. Esse é um dos objetivos do programa Nova Saúde São Léo”, destaca o secretário da Saúde Diego Pitirini.
Pitirini reforça que a ação é aberta a todos, mas tem como foco a saúde dos idosos. “A quarta dose da vacina contra a Covid-19 está liberada para pessoas acima de 60 anos. A vacina da gripe influenza pode ser tomada a partir dos 55 anos. Além disso, teremos diversas ações voltadas para esse público”. As duas vacinas podem ser tomadas no mesmo dia.
A vacina da gripe estará disponível para crianças entre 6 meses a 9 anos e adultos a partir de 55 anos. A da covid-19 estará disponível para pessoas maiores de 12 anos. A Secretaria da Saúde também disponibilizará imunizantes do calendário anual para crianças. Na UBS Padre Orestes, no turno da manhã, haverá uma roda de conversa sobre saúde mental.
Por ser o mês Maio Vermelho, de prevenção de câncer bucal, nas cinco unidades haverá uma equipe de saúde bucal com cirurgião-dentista e auxiliar de saúde bucal. Equipes realizarão avaliações da cavidade oral com foco na prevenção de câncer bucal.
“Com a pandemia, dados vêm demonstrando um aumento considerável de neoplasias bucais. Trata-se de um tipo de câncer com prognóstico sombrio em relação aos demais. Quanto mais precocemente for diagnosticado, o prognóstico é sempre melhor. A saúde integral começa pela boca”, reforça a coordenadora de Saúde Bucal, Karine Santos.
Horário de funcionamento da unidades : das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas
Padre Orestes – Rua Cora Coralina, esquina avenida Mauá
Vicentina - Rua Frederico Guilherme Schmidt, esquina Thomas Edson
Santo André - Rua Felipe Uebel, n° 600
Centro do Idoso - Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 810
Rio dos Sinos (apenas turno da manhã) - Av Atalíbio T. de Resende, n° 1157
Programação para idosos preferencialmente
*Avaliaçao odontológica
*Vacinas
*Sala de espera - saúde bucal , saúde mental , dengue .
*Acolhimento
*Consultas de enfermagem e médica por demanda espontânea : consulta do dia / urgência/ teste rápidos /saúde da mulher
*Preenchimento de relatório de atendimento do dia .