Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Justiça dá prazo de 20 dias para que telhado da Casa Emília Müller seja recuperado

Decisão é de caráter liminar e atende a um pedido do Ministério Público; imóvel dos anos 1890 estava sendo demolido sem aval da prefeitura

Por João Carlos Ávila
Publicado em: 08.06.2022 às 19:22 Última atualização: 08.06.2022 às 19:33

A Justiça acolheu pedido do Ministério Público e determinou prazo de 20 dias para que o telhado da Casa Emília Müller, no bairro Brasília, em Ivoti, seja recuperado. A decisão é de caráter liminar, consequência de uma ação civil pública ajuizada pelo MP na cidade. O Ministério Público entrou com ação na Justiça depois que o Jornal NH revelou, no fim de maio, que a casa estava sendo demolida sem autorização da Prefeitura.

Casa Emília Müller carrega muita história e tem relevância cultural para Ivoti
Casa Emília Müller carrega muita história e tem relevância cultural para Ivoti Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL
O imóvel carrega parte da história de Ivoti. Foi construído entre 1890 e 1910 para Emília Müller, filha de Heinrich e Karolina Müller. Fica em uma rua curva, hoje batizada de São Leopoldo, mas que na época era conhecida como Müllersgasse, ou seja, "passagem dos Müller". Mais tarde, de 1980 a 2010, a casa foi morada da família Gerhardt. Em 1990 a casa passou a ser reconhecida como zona de interesse urbanístico cultural e hoje consta no inventário do patrimônio histórico local.

Abandonado, nos últimos meses o imóvel foi invadido. Moradores próximos dizem que os invasores costumavam juntar lixo no local para depois revender. A vizinhança foi surpreendida quando, no fim de maio, a casa começou a ser demolida. O telhado, que era do estilo típico de casas enxaimel, já não existe mais.

De acordo com a decisão da juíza Larissa de Moraes Morais, os responsáveis pelo imóvel têm 45 dias para apresentarem projeto de restauro da casa. O mesmo despacho determina que o município fiscalize a situação do bem, com relatórios quinzenais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.