Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região COMUNIDADE

Banco de Alimentos realiza amanhã mais uma edição do 'Sábado Solidário'

Nesta edição - a terceira do ano -, a participação da comunidade será muito importante, diante da necessidade enfrentada pelo Banco

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 10.06.2022 às 03:00 Última atualização: 10.06.2022 às 07:40

A véspera do Dia dos Namorados também será mais um dia para botar em prática a solidariedade. É que neste sábado, dia 11, ocorre mais uma edição do Sábado Solidário, atividade promovida pelo Banco de Alimentos do Vale do Sinos junto com parceiros e que visa a arrecadação de mantimentos nas portas de supermercados.

Banco de Alimentos está com o estoque baixo
Banco de Alimentos está com o estoque baixo Foto: Diego da Rosa/GES

Em São Leopoldo, a ação será realizada em dois pontos do Centro: no Macromix da Avenida João Corrêa, das 9 às 17h, e no Nacional da Rua São Joaquim, das 13h às 17h. Pela região supermercados de Portão, Esteio e Sapucaia do Sul também receberão a atividade. Nela, voluntários ficam nas portas dos estabelecimentos, identificados e com um carrinho de compras, com a proposta de estimular quem estiver no espaço a separar um quilo de alimento para doar a quem precisa.

E nesta edição - a terceira do ano -, a participação da comunidade será muito importante, diante da necessidade enfrentada pelo Banco. Na ação realizada em maio, por exemplo, o volume arrecadado ficou bem aquém do considerado tradicional. "Normalmente, conseguíamos entre 3,5 e 4 toneladas, e nessa conseguimos cerca de 2,2 toneladas", disse o coordenador do Banco, Jair Reginato.

Custos

"A gente consegue entender, em função dos custos. Um quilo de feijão está quase R$ 10, um litro de leite, R$ 5. O pessoal às vezes diz: 'queria ajudar, mas esse mês não vai dar'. As coisas vão ficando um pouquinho mais complicadas", reconheceu.

Com o estoque baixo deste mês, foi preciso pedir reforço para a Rede de Bancos de Alimentos o Rio Grande do Sul, que fica em Porto Alegre. De lá, vieram fardos de arroz, feijão, farinha e óleo, por exemplo, que devem auxiliar o Banco do Vale do Sinos a atender as cerca de 70 entidades cadastradas aqui. Hoje, não está sendo possível ajudar a todas. "Já tínhamos dificuldade antes e agora, com a redução (das doações), realmente estamos tendo dificuldades em fazer o atendimento", lamentou Reginato.

Voluntários são bem-vindos

Quem que não consegue ajudar doando mantimentos, pode colaborar atuando como voluntário do Banco de Alimentos nas ações. Entidades da região fazem esse trabalho, mas alguns voluntários já não podem participar das atividades. “Estamos tendo dificuldade de conseguir retomar como tínhamos no momento anterior, em função do tempo, da Covid”, revelou o coordenador.

Grupos que quiserem participar como voluntários podem entrar em contato pelo telefone (51) 3588- 1390. Pelo mesmo número, pode-se combinar entregas de doações. A sede fica na Rua Dr. Hillebrand, 595, no bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.