Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região PROGRAMAÇÃO

Esportes universitários movimentam a região no fim de semana

Competição de vôlei será neste sábado na Abamf, em Novo Hamburgo. Campo Bom recebe os campeonatos de handebol e basquete

Por Matheus Chaparinii
Publicado em: 10.06.2022 às 20:10

Neste sábado (11), Novo Hamburgo recebe o torneio de vôlei da 42ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos (Jugs). A competição estadual reúne cerca de 700 atletas de 15 universidades gaúchas. Esta é a primeira edição dos Jugs desde 2019.

Competição de vôlei dos Jogos Universitários Gaúchos (Jugs) - da esquerda pra direita: Max Alberti (MaxVolei), Júnior Cesar Funck (abamf), Francisco Carlos de Menezes (Fuge) e Evandro Moisés Sertoli (abamf - diretor)
Competição de vôlei dos Jogos Universitários Gaúchos (Jugs) - da esquerda pra direita: Max Alberti (MaxVolei), Júnior Cesar Funck (abamf), Francisco Carlos de Menezes (Fuge) e Evandro Moisés Sertoli (abamf - diretor) Foto: Matheus Chaparini/GES-Especial

As partidas do vôlei ocorrem a partir das 8h30 no ginásio da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf) regional Vale do Sinos. A sede da Abamf fica na rua Germano Fehse, 90, no bairro Rondônia.

Serão treze partidas ao longo do dia. No feminino, são cinco equipes e, no masculino, três.
As equipes campeãs garantem vaga para o Campeonato Brasileiro Universitário. A competição nacional acontece de 18 a 25 de setembro em Brasília.

“Os Jugs são uma das oportunidades para serem formadas as seleções brasileiras que vão disputar os jogos universitários mundiais, que se chamam Universíade”, afirma o presidente da Federação Universitária Gaúcha de Esportes, Francisco Carlos de Menezes.

Ele destaca que, em outros estados, os esportes universitários recebem mais investimento e reúnem atletas de alto nível. “No Nordeste, em São Paulo, Santa Catarina e Paraná tem muito atleta patrocinado. No Rio Grande do Sul ainda não tem tanto.”


Município tem tradição na modalidade

Coordenador da Max Vôlei, Max Alberti destaca que o município tem tradição na modalidade. A escola existe desde 2012 e contribuiu com a formação de atletas que chegaram a equipes profissionais e até a seleção brasileira.

“Para nós está sendo muito especial porque vai movimentar novamente uma modalidade que tem muita tradição na cidade, junto com uma entidade muito consagrada na cidade, que é a Abamf”, afirma.

A escola tem uma parceria com a Abamf e utiliza o ginásio para os treinos de suas equipes. Presidente da entidade, Junior Cesar Funck destaca que a aproximação permitiu uma melhor utilização da estrutura e atraiu mais interessados na locação da quadra.

Os Jugs são promovidos pela Fuge, em parceria com a Max Vôlei, Abamf Vale do Sinos, Prefeitura de Novo Hamburgo e Governo do Estado.

“Nós da Associação, temos toda essa estrutura e ficava praticamente vazio. A gente quer que funcione, que tenha atividades esportivas. Temos um elefante branco e queremos que ele seja utilizado pelo público”, afirma.


Campo Bom também recebe competições

Além de Novo Hamburgo, Campo Bom também terá competições neste fim de semana. A disputa do handebol ocorre no ginásio do CEI e os jogos do basquete, no ginásio municipal.

No próximo fim de semana, ocorrem as competição de atletismo, tênis de mesa e xadrez na Sogipa, em Porto Alegre. No dia 2 de julho, será realizada a competição de judô, no Centro Olímpico, em Canoas.

Na semana passada, foi realizada a competição de futsal. A Feevale foi a campeã no feminino, e a Faculdade Antônio Meneghetti, no masculino.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.