Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região SAÚDE

Parobé inaugura leitos de ampliação hospitalar

Governador Ranolfo e secretária de Saúde estiveram na entrega das 31 novas vagas de internação

Por Susi Mello
Publicado em: 24.06.2022 às 03:00 Última atualização: 24.06.2022 às 10:22

O Hospital São Francisco de Assis (HSFA), de Parobé, inaugurou, nesta quinta-feira, 31 novos leitos no andar da unidade de internação. O governador Ranolfo Vieira Júnior e a secretária de Saúde, Anita Bergmann, participaram da solenidade, que contou com autoridades estaduais e municipais.

Houve descerramento de placa ontem na casa de saúde
Houve descerramento de placa ontem na casa de saúde Foto: Diego da Rosa/GES
O descerramento da placa e uma visita aos novos quartos marcaram a entrega. Nesta sexta-feira, a direção do hospital irá se reunir para verificar a data que os leitos serão colocados em operação. O diretor administrativo do hospital, João Schmitt, informa que provavelmente os leitos passam a ser utilizados na próxima semana.

Os novos leitos estão em um dos dois pavimentos da obra de ampliação, que recebeu investimentos de R$ 4 milhões por meio do programa Avançar na Saúde, do governo do Estado. O outro pavimento também terá 31 leitos e está com 90% das obras concluídas, devendo ser entregue até o dia 30 de julho.

Estrutura

O hospital conta atualmente com 212 leitos, atendendo 90% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Lutamos muito para conseguir e, graças ao governo do Estado, conseguimos atingir o objetivo de concluir esse prédio", comentou o diretor administrativo do hospital, logo após a visita do governador e da secretária de Saúde a um dos quartos.

Os quartos são compostos por três leitos cada, com exceção de um quarto que só tem um leito. Todos têm banheiro, televisor, ar-condicionado, poltrona para acompanhante e isolamento entre eles para dar privacidade ao tratamento.

O governador destacou que, com a entrega dessa etapa do HSFA, o programa Avançar já destinou mais de R$ 542 milhões para a área da saúde. "Deixo o legado da saúde com essa qualificação em várias cidades. Vai marcar um novo momento da saúde esse projeto", frisou, informando que dos 497 municípios gaúchos, 493 têm obras com recursos do programa Avançar.

Em seu pronunciamento, o governador teceu elogios à secretária de Saúde e agradeceu aos profissionais da saúde, lembrando o esforço no trabalho no momento diferenciado que passaram por conta da pandemia. "Quero reconhecer a todos os agentes de saúde, que se superaram", frisou.

A solenidade teve a presença do deputado Dalciso Oliveira, representando a Assembleia Legislativa, e do prefeito de Parobé, Diego Picucha. "O hospital é uma referência não só para Parobé mas para toda a região. Esse hospital é da comunidade, voltado para a comunidade. O dono aqui é o povo. É um dia muito feliz de ser atendido pelo governo do Estado", diz Picucha.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.