Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região PROGRAMAÇÃO

Fim de semana terá bênção do novo altar do Santuário e Romaria Motorizada em São Leopoldo

Atividades fazem parte da programação da 16.ª Romaria do Padre Reus

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 01.07.2022 às 03:00 Última atualização: 01.07.2022 às 16:03

Ações especiais farão parte da programação da 16ª Romaria do Padre Reus, que inicia nesta sexta-feira e segue pelo fim de semana. Uma delas é uma missa especial amanhã, às 16h30, para a Consagração da Bênção do Novo Altar. A celebração será ministrada pelo bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, que virá pela primeira vez para uma missa no Santuário do Sagrado Coração de Jesus - onde está situado o túmulo de Padre Reus.

Novo altar será apresentado para a comunidade de fiéis
Novo altar será apresentado para a comunidade de fiéis Foto: Diego da Rosa/GES

"Neste dia, teremos também a apresentação do Musical Anchieta, que é belíssimo. Eles vão cantar à missa e depois vão fazer apresentação de cantos, teatro e dança. Vai ser muito bacana, esse dia festivo", colocou o reitor do santuário, padre Raimundo Resende.

Após a missa, haverá a apresentação de peça 500 Anos da Conversão de Santo Inácio de Loyola - Sua vida e obra, como parte do calendário de eventos do Ano Inaciano 2021-2022.

Simbologia

Além do novo altar, o conjunto, todo feito em madeira, conta com seis cadeiras (do tipo tronos), uma arca e a escultura de Jesus na cruz, representado ele crucificado e ressuscitado. Toda a obra de arte foi feita pelo escultor Valter Frasson, a pedido do padre Resende, que teve a ideia de renovar e embelezar o altar da igreja. Conforme o reitor, foram cerca de dois anos até que o projeto fosse todo concluído.

No altar, cada imagem esculpida tem uma simbologia, detalha Resende. "O cordeiro é um símbolo eucarístico, principalmente do altar, que é onde Jesus se sacrifica em cada missa por nós. Ele está sobre a Bíblia, que é a palavra de Deus, que fala desse cordeiro e de Jesus. Da Bíblia, saem esses sete sinaizinhos, que são os sete dons do espírito santo", explica.

"Todo o sinal de cordeiro traz sempre uma bandeira, que é a bandeira da paz, e no mastro dela tem o formato de uma cruz. Aqui, pedi que fizesse uma cruz diferente, que é a cruz das Missões, que lembra a região das Missões aqui do Estado. E a bandeira leva a marca dos jesuítas, que é o nosso logo, que significa que esse santuário é confiado a nós, os jesuítas, que somos missionários", complementa o padre.

A arca em formato que visa remeter à arca da aliança, do antigo testamento. No santuário, ela foi disponibilizada como um lugar apropriado para que as pessoas possam colocar suas intenções de voto a cada missa.

Novena começa hoje

A programação da romaria começa hoje, com a novena pela beatificação do pároco. A cada dia, ela deve ocorrer em uma paróquia, com a intenção de ressaltar que Padre Reus vai até a comunidade. "Tem esse sentido missionário. Padre Reus foi missionário, então, é como se ele saísse da casa dele, que é o santuário, e fosse até as casas, que são as comunidades paroquiais", justificou, padre Resende.

A novena inicia pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Igreja Matriz (Praça Tiradentes, 68, Centro), às 19h. O tema será A família como lugar de desenvolvimento. Amanhã, a novena ocorre na Paróquia São Jorge (Rua Herval, 93, Campina), às 19h30, com o tema A importância da Família na vida humana. Já no domingo, será a vez da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Av. Feitoria, 5490, Feitoria) receber o ato, às 19h. Na oportunidade, o tema será A Família na perspectiva da Evangelização.

Romaria Motorizada ocorre neste domingo

Repetindo os dois anos anteriores, ainda afetados pela pandemia, a edição deste ano também contará com a participação de veículos. "Esse ano, vamos realizar duas romarias: a primeira será no próximo domingo, dia 3, iniciando às 9h, e será motorizada. Então, convidamos todos os amigos e devotos do Padre Reus, que têm carro, moto, para percorrermos algumas ruas da nossa cidade", convocou, padre Resende.

Mapa romaria motorizada
Mapa romaria motorizada Foto: Arte Alan Machado/GES

A Romaria Motorizada sairá do santuário. No total, o percurso inclui 55 ruas e avenidas, em 11 bairros da cidade. Conforme o padre Resende, o trajeto inteiro tem cerca de 30 quilômetros. Ao final, também no santuário, haverá a bênção dos veículos participantes.

Romaria terá sorteio de bicicleta

A Romaria do Padre Reus ocorre no segundo domingo de julho, que esse ano cai no dia 10. A concentração ocorre a partir das 9h, na Praça Tiradentes, em frente a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A saída está marcada para as 9h30 e a chegada no Santuário é prevista para próximo das 11h, quando uma missa deve ser realizada.

Além dos romeiros a pé, ciclistas também participarão do ato este ano, acompanhando a estátua de Padre Reus, que estará em carro aberto, na frente da Romaria. Para motivar ainda mais os participantes, uma bicicleta deve ser sorteada entre os ciclistas que se inscreverem previamente e fizerem a doação de um quilo de alimento. Os locais de inscrição e pontos de arrecadação de alimentos são: Apuana, Hair Bike, Pedalshop, Pedalokos, Bike mania, JR Bikes, Sesc, Cachorrão Lanches e no próprio Santuário, em São Leopoldo; na sede do Grupo Sinos, em Novo Hamburgo; no Leo Bike, em Campo Bom; e na Top Bike, em Dois Irmãos.

Também é possível se inscrever pelo site da Ciclosinos, parceira da Romaria. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.