Foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira (1º), uma nova área, com 900 metros quadrados, na Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan). A ampliação inclui uma nova ala para presos e três novos pavilhões de trabalho. Com a nova estrutura, o número de vagas cresceu, passando de 393 para 581, ou seja, 188 vagas a mais. O investimento do governo do Estado foi de R$ 13 milhões.
"Precisávamos de espaços adequados para que os presos pudessem trabalhar. Passei muito tempo improvisando, e as condições não eram as melhores", reconhece a diretora da casa prisional, Magda Rosane da Silveira Pires.
Presente na cerimônia de inauguração, o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, afirmou que, como advogado criminalista, conheceu de perto a situação de pessoas presas em más condições. "O que se vê nesta penitenciária é o contrário", destaca. Na ocasião, o prefeito comprometeu-se a pavimentar uma área de acesso à casa prisional, atendendo a pedido feito pelo secretário estadual de Justiça e Sistema Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild.
Durante discurso na cerimônia de inauguração, o secretário justificou que a criação de espaços de trabalho para os detentos é necessária para que eles recebam oportunidades. "O que leva as pessoas ao crime é a falta de oportunidade." Ele reiterou que, quanto mais investimentos no presídio, mais cobranças por resultado serão feitas. "Hoje, temos aqui um novo modelo, uma nova proposta e pretendemos expandi-la para outras penitenciárias do Estado."
Entre as opções de trabalho disponíveis ou que serão implementadas, em parceria com empresas, estão: costura de uniformes e camisetas, produção de cadeiras sintéticas, além de funções vinculadas a padarias e lavenderias.