Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região MENOS RECURSOS

Municípios da região metropolitana estimam perda de R$ 100 milhões para hospitais com redução de repasses

Prefeitos estão preocupados com as novas regras do programa estadual Assistir na Saúde, que entraram em vigor nesta sexta-feira

Por Redação
Publicado em: 01.07.2022 às 13:19 Última atualização: 01.07.2022 às 13:21

Cidades ligadas à Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) estimam perder R$ 100 milhões em recursos para hospitais. As novas regras do programa Assistir na Saúde entram em vigor nesta sexta-feira (1º).

Em assembleia na quinta-feira, o presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, ressaltou que a medida pode prejudicar a oferta de serviços. “Lamentamos profundamente, mas já é uma decisão fixada pelo governo do Estado e aprovada pela Assembleia Legislativa. Teremos diminuição de recursos num momento em que precisaríamos ter mais investimentos”, afirmou.

Segundo a Granpal, os municípios trabalham na construção de projetos para oferecer outros serviços e, dessa forma, diminuir as perdas previstas.

Outras preocupações

Outra preocupação abordada no encontro foi a CIB 50 (Comissões Intergestores Bipartite) que reorganizou os serviços de referências entre os hospitais. De acordo com a associação, a mudança trouxe problemas maiores para as cidades, que acabam tendo que atender especialidades nas quais não têm expertise.

“Vamos pedir a revogação da CIB 50, que é uma resolução técnica que tramita entre a Secretaria Estadual da Saúde e as secretarias municipais, onde está trazendo prejuízos e burocratização do sistema, além de gerar transtornos à sociedade no atendimento”, ressaltou o presidente.

No encontro, Batistella também tratou sobre os valores que estão sendo exigidos por hora médica dos profissionais de saúde, dificultando a contratação de médicos. O preço é considerado pelos prefeitos muito acima do que é praticado pelo mercado.

“Não concordamos com essa disputa de preço que se faz na região. Há uma decisão da entidade, e nossa equipe técnica vai trabalhar nesse assunto, para que se faça um grande processo licitatório que atenda toda essa demanda da região metropolitana”, enfatizou Battistella.

Encontro com o governador foi cancelado

As demandas da entidade seriam discutidas na presença do governador Ranolfo Vieira Júnior. Contudo, o evento foi cancelado após o gestor público ter positivado para Covid-19.

A previsão é de que a nova edição do evento ocorre no fim de julho. Na oportunidade, a Granpal apresentará as principais demandas da saúde e de outras áreas de interesse dos municípios. 

Cidades que fazem parte da associação

Porto Alegre
Gravataí
São Leopoldo
Alvorada
Cachoeirinha
Canoas
Charqueadas
Eldorado do Sul
Esteio
Glorinha
Guaíba
Nova Santa Rita
Santo Antônio da Patrulha
Sapucaia do Sul
Viamão
Taquari
Triunfo

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.