Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul Estiagem

Quem molhar grama, lavar carro ou calçada pode ter água cortada em Pelotas

Medida passa a valer a partir desta quarta-feira (26) e tem como objetivo garantir abastecimento

Publicado em: 26.02.2020 às 09:31

Santa Bárbara, em 2020, está com escassez de reservas Foto: Divulgação/Sanep
A partir desta Quarta-feira de Cinzas (26) quem for flagrado molhando a grama ou lavando carro ou calçada poderá ter a distribuição de água cortada em Pelotas, no sul do Estado. A cidade com pouco mais de 300 mil habitantes não está em racionamento, mas há uma grande perda de reserva na barragem do Santa Bárbara, que é responsável pelo abastecimento de 60% da cidade. 

"Não trabalhamos com a opção do racionamento. Não há falta de água bruta em Pelotas. Com as medidas adotadas, esperamos estabilizar a situação”, afirmou diretor-presidente do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), Alexandre Garcia.

A medida vale enquanto não houver recuperação de água bruta no principal manancial da cidade – a barragem do Santa Bárbara, cuja régua de medição acusa 1,94 metro abaixo do nível normal. O ponto fixo de captação de água bruta na barragem está com a capacidade esgotada.

O Sanep também suspendeu temporariamente novas ligações de água e obras na rede e na subadutora no Balneário dos Prazeres. A autarquia também fará mutirão para conter vazamentos pela cidade. De imediato, os chuveiros disponíveis no Laranjal serão desligados, até que as reservas hídricas voltem ao normal. 


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.