No mesmo dia que Rio Grande do Sul recebe 526,5 mil vacinas Astrazeneca para garantir segunda dose da imunização contra a Covid-19, o Estado se depara com um cenário de preocupação nos hospitais privados. Isso porque 97.7% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva estão ocupados nesta segunda-feira (19), o que corresponde a 845 pacientes internados. No Sistema Único de Saúde (SUS), a taxa de ocupação hoje nos leitos de UTI é de 81.1%.
Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus
Na Região Novo Hamburgo (R07), que abrange 12 hospitais, a taxa de ocupação nos leitos privados de UTI também é alta, de 94.1%. Essa é uma tendência que vem se repetindo nos últimos meses. Já no SUS, a ocupação é menor, 51.2%. Apesar disso, Novo Hamburgo teve uma dia de recorde na vacinação no último sábado (19), com 5.570 doses aplicadas.
A situação do Estado na pandemia da Covid-19 ainda é bastante preocupante, mesmo com o avanço da vacinação. O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) traz que desde o início da pandemia o total de casos confirmados da doença é de 1.182.552, sendo que 30.401 gaúchos morreram em decorrência de complicações do coronavírus.
Na região Porto Alegre (R10) a situação dos leitos de UTI privados também opera próximo da capacidade. Nesta manhã a taxa de ocupação é de 91.6%, o que corresponde a 350 pacientes internados.
No Hospital Moinhos de Vento, um dos mais importantes da capital gaúcha, o final de semana contabilizava 88 internações, sendo 41 pacientes necessitando de atendimento no CTI.