Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul BUSCAS CONTINUAM

Estrutura do prédio da SSP passa por avaliação para avançar nas buscas

Especialistas reuniram-se na manhã deste sábado (17); atenção com as ruínas deve ser redobrada com a chegada de um ciclone neste domingo (18), alertam meteorologistas

Publicado em: 17.07.2021 às 14:07

Na manhã deste sábado (17) o Corpo de Bombeiros Militar reuniu-se com grupo de engenheiros de entidades públicas e privadas para dar continuidade e avanças as ações de busca pelos dois bombeiros militares desaparecidos após o incêndio no prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP)

Reunião ocorreu na manhã deste sábado (17) Foto: Divulgação/SSP

Além de engenheiros peritos do Instituto-Geral de Perícias e de servidores da Secretaria de Obras e Habitação do Estado, estão participaram profissionais do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (Leme) da UFRGS, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA), do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE), da Defesa Civil Municipal e do curso de Engenharia da Unisinos, além de profissionais da iniciativa privada com reconhecida experiência e conhecimento do trabalho em estruturas colapsadas.

O tenente-coronel Eduardo Estevam Rodrigues, comandante do 1° Batalhão de Bombeiros Militar de Porto Alegre e que está coordenando os trabalhos de busca no terreno, apresentou aos profissionais as ações de combate ao fogo e de busca e resgate desenvolvidas até o momento - atividade que permanece 24 horas em andamento. Os engenheiros também foram apresentados às equipes de operação e fizeram um reconhecimento da área de escombros no prédio. A partir de agora, os trabalhos terão sequência de forma contínua com avaliações estruturais a cada passo para avançar na remoção de material do perímetro delimitado pela indicação da equipes de binômios (quatro duplas de bombeiro militar e cão de resgate). Foi realizado um novo levantamento do prédio com imagens de drone para identificar os pontos de maior fragilidade e a necessidade de escoramento de estruturas de concreto.

A Defesa Civil Estadual providenciou a instalação de barracas para servir de base ao trabalho dos engenheiros no pátio da SSP. Também permanece a ação integrada de apoio, empenhado desde o momento do incêndio, por parte da Secretaria da Segurança Municipal, da Defesa Civil Municipal, da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre e da Brigada Militar, para garantir a segurança no perímetro das operações.

Alerta das condições climáticas

A MetSul Meteorologia alerta que um ciclone extratropical vai trazer vento forte a intenso com rajadas localmente muito intensas com potencial de transtornos neste domingo (18) no ingresso de uma forte massa de ar polar. O sistema de baixa pressão será responsável ainda por provocar sensação térmica muito baixa com percepção de muito frio e também forte agitação marítima na costa do Sul do Brasil.

A MetSul adverte que devido ao estado precário da estrutura, consumida por grave incêndio, as ruínas do prédio da Secretaria de Segurança Pública exigem atenção pelo forte a intenso vento deste domingo.

O local está próximo do Guaíba e a região é uma das mais ventosas de Porto Alegre, o que diante do atual estágio de precariedade do edifício pode levar ao risco de novos colapsos e desabamentos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.