Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul EM PLENO OUTUBRO

Condição climática que causou neve na Argentina chega ao RS no fim de semana

Meteorologistas alertam que instabilidade deve perder força. Confira como fica o tempo nos próximos dias

Publicado em: 15.10.2021 às 10:03 Última atualização: 15.10.2021 às 10:13

Depois de dois dias de calor e muito abafamento em boa parte do Estado, a chuva chegou na madrugada desta sexta-feira (15) à região metropolitana. A instabilidade é impulsionada por uma frente fria e as temperaturas não devem variar tanto quanto na quinta, quando a grande Porto Alegre teve 33°C.

Manhã de sexta-feira tem instabilidade no Vale do Sinos
Manhã de sexta-feira tem instabilidade no Vale do Sinos Foto: GES

O dia, que iniciou com 16°C em Porto Alegre, teve pancadas fortes e terá máxima de 23°C. Na Serra, Gramado também terá uma sexta-feira com pancadas; termômetros devem chegar a 20°C.

Para a metade Leste, os volumes de chuva não devem ser excessivos. Existe, ainda, risco de temporais.

 

Granizo

Em regiões como o Norte e Noroeste gaúcho, a queda de granizo causou destelhamentos. De acordo com dados da rede do Centro Nacional de Previsão de Desastres, até 6 horas de hoje havia chovido 92 milímetros em Entre-Ijuís, 65 milímetros em Horizontina, 57 milímetros em Passo Fundo, 50 milímetros em São Borja, 49 milímetros em Erechim, 43 milímetros em Santa Rosa e 40 milímetros em Iraí.

Neve

A frente é impulsionada por uma grande massa de ar frio para o mês de outubro, de acordo com a MetSul Meteorologia. Inclusive, na quinta-feira (14), essa massa polar provocou queda de neve nas áreas mais altas da província de Córdoba, no Centro da Argentina.

 

Fim de semana

De acordo com meteorologistas, as mínimas devem acontecer na maioria das cidades gaúchas ao longo do dia. Cidades da fronteira com o Uruguai, do Sul, da Campanha e mesmo da Serra Gaúcha mais a Nordeste do Estado devem terminar a sexta com marcas muito menores nos termômetros e sensação de frio.

A área de Bagé, por exemplo, pode ter apenas marcas entre 11 e 12°C.

O tempo deve melhorar no Rio Grande do Sul no fim de semana, mas o ingresso de ar mais seco e frio deve diminuir as temperaturas.

No sábado (16), ainda há previsão de instabilidade na Metade Leste, o que inclui a região metropolitana. Em Novo Hamburgo, termômetros devem oscilar entre 16 e 18°C.

No domingo (17), o tempo deve ser aberto e as temperaturas não sobem muito: máximas chegam aos 20°C na região metropolitana.

A próxima semana deve iniciar com tempo aberto e sem chuva. Porém, temperaturas serão mais baixas por conta da massa de ar polar que atua sobre a região Sul. Entre terça (19) e quarta-feira (20), mínimas devem ficar na casa dos 10°C.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.