Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul POLÍCIA

Suposto plano de fuga de presídio é encontrado dentro de carro em Charqueadas

Dentro do veículo apreendido havia coletes, munições e o suposto plano para resgate de detentos na Penitenciária de Alta de Segurança de Charqueadas (PASC)

Publicado em: 28.10.2021 às 21:58 Última atualização: 28.10.2021 às 22:13

Equipes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) apreenderam, na manhã desta quinta-feira (28), um veículo abandonado próximo ao quilômetro 104 da RS-401, em Charqueadas, após suspeitarem de que ele fazia parte de um plano de resgate de detentos da Penitenciária de Alta de Segurança de Charqueadas (PASC).

De acordo com uma nota publicada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), a equipe se preparava para realizar a escolta de presos quando, no caminho, avistaram um Kia Cerato parado ao lado da rodovia, no qual estavam dois homens. Apesar de seguirem com o trajeto que faziam, a equipe contatou o serviço de inteligência para alertar sobre a situação, quando foi verificado que a placa do carro era clonada de um veículo de fora do Estado.

Apreensões

Guarnições do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram até o local e encontraram o carro já sem os ocupantes, mas dentro haviam dois coletes balísticos, munições de fuzil calibre 5.56 e folhas com croquis da área onde se localiza a penitenciária, bem como uma espécie de fluxograma para uma suposta ação de resgate de dois detentos que estão presos na PASC.

No material apreendido haviam desenhos com a visão aérea externa do presídio, indicações de possíveis rotas de fuga e detalhes dos recursos que poderiam ser empregados na eventual ação. No fluxograma era apontado a hipótese de explosões de um posto de combustíveis e de um caminhão tanque, bem como a participação de equipes de criminosos com armamento pesado nas proximidades. O plano indicava ainda a utilização de um helicóptero com coordenadas de pouso para o resgate dos dois presos, com a intenção de levar os criminosos inicialmente até um município da região do Vale do Taquari, depois para outra cidade na Região Norte e o destino final em Ciudad del Este, no Paraguai.

Investigação

Agências de inteligência de todas as forças de segurança iniciaram, de imediato, o trabalho de busca pelos dois indivíduos, no entanto eles seguem foragidos. A área da PASC recebeu reforço de efetivo da própria Susepe e da Brigada Militar, com a presença de homens do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do 1º Batalhão de Policiamento de Choque (1º BP Choque). Guarnições do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) e o Batalhão de Aviação Aérea também apoiam as buscas na região.

A investigação está sendo conduzida pelo delegado Marco Aurélio Schalmes da Silva, da Delegacia de Polícia de Charqueadas. Ainda não é possível confirmar se o suposto plano localizado no veículo estava realmente sendo organizado, no entanto, nenhuma hipótese foi descartada, inclusive a da possibilidade de a ação se tratar de uma simulação para desvio de foco.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.