Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul CHUVARADA

Tarde vira noite com chegada de temporal à região

Defesa Civil do Estado alerta para chance de rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora

Publicado em: 25.11.2021 às 16:47 Última atualização: 25.11.2021 às 19:09

Confirmando a previsão de meteorologistas, a chuva chegou à Região Metropolitana de Porto Alegre na tarde desta quinta-feira (25). Por volta das 16h30, o tempo virou em Novo Hamburgo, e a cidade foi atingida por raios, vento e chuva forte. (Veja no vídeo abaixo). Há chance de queda de granizo.

De acordo com a MetSul, a instabilidade mais intensa ocorre no Vale do Sinos e entre Canoas e o extremo Norte da cidade de Porto Alegre. Nesta quinta-feira, a Defesa Civil gaúcha emitiu um alerta de temporal, que inclui chance de rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora na região metropolitana.

Meteorologista da MetSul, Estael Sias explica que o temporal é consequência de um ciclone extratropical que se formou no centro da Argentina e caminhou para o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Este fenômeno, em conjunto com a instabilidade registrada nessas regiões, criou condições propícias. “Certamente a gente vai ter algum alagamento hoje”, afirma Estael Sias, analisando o cenário de toda a região.

Pela manhã e no início da tarde, antes da virada no tempo, o sol e a sensação de abafamento predominaram, com temperaturas em torno de 30ºC.

Falta de energia afeta circulação de trens 

Por volta das 17 horas, a assessoria de imprensa da Trensurb informou que os trens não estavam circulando nas estações de Novo Hamburgo e São Leopoldo. O motivo seria a falta de energia na subestação Sapucaia. A empresa disse que a manutenção já foi acionada, mas não deu previsão de normalização do serviço. Entre as estações Sapucaia e Mercado, os trens circulam normalmente.

Em Estância Velha, os moradores do Centro da cidade estão sem luz desde o começo do temporal por volta das 16h. Há também relatos de queda de árvores o bairro Lagoa Azul, mas não há incidentes mais graves como destelhamento.

Temperaturas caem na sexta

Segundo a MetSul, por conta da mudança de clima, a sexta-feira já amanhece com temperaturas mais baixas, que devem se manter entre 21°C e 25°C ao longo do dia. Apesar do céu nublado, a previsão é que chova apenas durante a madrugada e no período da manhã. No entanto, a meteorologista alerta que o tempo "deve seguir instável."

"A previsão para esta sexta é de temperatura mais amena. Na verdade, oscilando menos do que em relação aos últimos dias. Isto muito em razão do predomínio das nuvens e, mesmo durante a tarde, quando a chuva vai diminuindo a sua intensidade, pode ocorrer garoa", adianta a meteorologista Estael Sias.

Previsão para o fim de semana

Durante o fim de semana, as temperaturas se mantêm abaixo dos 30°C. No sábado (27), o céu deve ficar nublado, com temperaturas entre 20°C e 24°C. "Alguma garoa isolada pode acontecer, em razão da circulação de vento em torno do ciclone - que vai estar se afastando, mas fica aquele vento girando e jogando umidade do mar em direção à faixa leste."

Já no domingo (28), as temperaturas devem ficar entre 20°C e 27°C. O céu deve ter variações entre períodos ensolarados e cobertos por sol.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.