A pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Liane Tarouco, ao lado de outro brasileiro, diretor-executivo do Instituto Nupef, Carlos Alonso, passou a integrar o Hall da Fama da Internet. Essa é primeira vez que dois brasileiros ão homenageados no mesmo ano.
Pioneira no desenvolvimento de internet no Brasil, Liane também é a primeira mulher brasileira a ser reconhecida e fazer parte da premiação. De acordo com a Internet Society, a pesquisadora desempenhou um papel fundamental no projeto e implementação do primeiro backbone de internet do Brasil e ajudou a educar uma geração de engenheiros e especialistas em rede no País.
Liane é doutora em Engenharia Elétrica/Sistema Digitais pela USP, Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS e prfessora titular na mesma instituição nas áreas de Computação e Informática na Educação. Além disso, é autora de mais 150 artigos publicados em periódicos, 290 artigos publicados em congressos, cinco livros e 40 capítulos de livros. Em 1977, foi a primeira autora a publicar um livro sobre redes de computadores no Brasil.
Ao lado de Carlos Alonso, que também foi premiado em 2021, ela se junta a outros três brasileiros que já receberam o título: Demi Getschko (2014), Tadao Takahashi (2017) e Michael Stanton (2019).