Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul PANDEMIA

Após um mês de trégua, Estado emite Avisos a todas as regiões Covid

Na última semana, média diária de 5,7 casos para cada 1 milhão de habitantes saltou para 75,9 no RS

Publicado em: 04.01.2022 às 16:25 Última atualização: 04.01.2022 às 16:37

Na primeira semana de 2022, o governo do Estado voltou a emitir Avisos a todas as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (4), durante reunião comandada pelo governador Eduardo Leite, com participação do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.

Casos de Covid-19  confirmados no RS tiveram aumento na última semana
Casos de Covid-19 confirmados no RS tiveram aumento na última semana Foto: Divulgação/Prefeitura de Igrejinha

“Vivemos um momento que requer muita atenção. A variante Delta, que pressionou bastante o sistema de saúde no continente europeu, não nos causou tantos problemas. No entanto, a variante Ômicron tem se mostrado bastante transmissível, sendo um potencial perigo ao Rio Grande do Sul", ressaltou Leite.

"Os primeiros estudos indicam que a Ômicron pode ser menos letal e causar menos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, mas tem se visto, no mundo, pacientes apresentando febre alta e demandando cuidados de saúde. Isso, por consequência, em âmbito regional, pode aumentar o fluxo de pacientes que precisam de cuidados na rede de atenção primária."

O Gabinete de Crise destacou ainda que, nos últimos dias, diversos países têm registrado recordes de novas contaminações de Covid-19, algumas alcançando a maior incidência de casos desde o início da pandemia.

Em janeiro, período de veraneio e de férias de grande parte da população, ocorre maior circulação de pessoas para fora do Estado e do País, além de fluxo inverso para o RS. Por isso, o Estado considera prudente redobrar os cuidados, ou seja, reforçar a etiqueta sanitária, o distanciamento social e o cumprimento de protocolos.

Casos saltam nos últimos dias

Dados recentes da Secretaria da Saúde (SES) apontam para um aumento de casos confirmados nos últimos dias no RS. A média diária de 5,7 casos para cada 1 milhão de habitantes em 26 de dezembro de 2021 saltou para 75,9 em 3 de janeiro de 2022.

Segundo o governo, esse aumento pode ser explicado, em parte, devido a atrasos de registro no sistema gerados pelos feriados de Natal e ano-novo, mas também por consequência do aumento da transmissão.

TAGS: aviso covid
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.