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Notícias | Rio Grande do Sul DESIGN E INOVAÇÃO

Inspiramais gera negócios na indústria de base

Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, evento reuniu designer e compradores em Porto Alegre

Por Juliana Nunes
Publicado em: 27.01.2022 às 07:00 Última atualização: 27.01.2022 às 14:09

O Inspiramais movimentou a Fiergs, em Porto Alegre. O presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, avalia que a primeira edição do evento realizada em Porto Alegre, entre terça-feira e quarta-feira, trouxe uma visitação qualificada e focada em negócios, especialmente pelo fato do Estado ser o segundo maior produtor de calçados do Brasil.

Inspiramais apresentou as coleções para o verão de 2023
Inspiramais apresentou as coleções para o verão de 2023 Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Entre os materiais que serão tendência para o verão 2023 se destacam cores vibrantes, brilhos, metais, cordas, animal print, pedrarias, couros, sintéticos e outros.

As aplicações são voltadas para setores do calçado, móveis, acessórios e confecção. É no salão que os designers mostram sua criatividade e as empresas prospectam ótimos negócios.

Inspirações pelo mundo

A Plastcromo Design, de Parobé, trouxe para o Inspiramais uma coleção dividida em três temas: natureza, com acabamentos mais naturais; refúgio, voltada para metal e pedrarias em referência ao escapismo na pandemia; e o pulsar, que traz alegria nas cores, em uma expectativa pós-pandemia.

"Dentro desta coleção, trazemos para o salão ideias de como o cliente pode aplicar os materiais", comenta a designer da empresa, Katrine Moraes.

E tudo começa com a pesquisa, que leva em conta o mercado internacional. A empresa de Parobé buscou inspirações, em 2021, nos Emirados Árabes Unidos e França. "Investimos em pesquisa e conseguimos crescer 30% em faturamento no ano passado. E 10% do nosso mercado é externo, exportamos para Estados unidos, Colômbia e México", explica o gerente comercial da Plastcromo, Marcelo Dani.

Clientes focados

A Openfield, de Novo Hamburgo, atua com componentes para tecidos, como camurça e cetim, e sintéticos, como napa, voltados ao mercado calçadista. A participação rendeu muitas visitações. "Percebemos clientes mais focados e muitos querendo iniciar projetos. Tem muita gente nova no mercado", observa a especialista comercial da empresa Claudia Guedes.

A marca hamburguense, que atua também no ramo moveleiro, tem perspectivas otimistas. "Tivemos um 2021 muito bom e já temos projetos para 2022. E seguiremos participando de feiras. Nossa próxima será a Fimec, em março", completa Claudia.

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