Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul NA CAPITAL

Velório da ex-primeira-dama do Estado Judite Dutra será neste sábado

Cerimônia inicia às 8h30 no Crematório Angelus, no bairro Medianeira, em Porto Alegre

Por Susi Mello*
Publicado em: 20.05.2022 às 14:26 Última atualização: 20.05.2022 às 14:52

Judite da Rocha Dutra, esposa do ex-governador Olívio Dutra, será velada no sábado (21), a partir das 8h30, no Crematório Angelus (Avenida Porto Alegre, 320, bairro Medianeira), em Porto Alegre. A cerimônia de despedida ocorrerá no mesmo local às 11 horas.

Velório da ex-primeira-dama do Estado Judite Dutra será neste sábado
Velório da ex-primeira-dama do Estado Judite Dutra será neste sábado Foto: Arquivo pessoal
A ex-primeira-dama do Estado morreu, aos 78 anos, na manhã desta sexta-feira (20) por complicações da diabete. O falecimento foi comunicado na rede social de Olívio.

Segundo a assessoria de Olívio Dutra, ela estava internada há 10 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre.

Professora estadual aposentada, Judite era militante do Cpers – o sindicato dos trabalhadores em educação do Estado – e filiada ao PT desde 1981. Nasceu em Rolador, na região das Missões, em 12 de novembro de 1943. Desde menina, morou em São Luiz Gonzaga, onde se formou professora.

Ela deixa dois filhos, Espártaco, de 52 anos, e Laura, de 51. Também tinha dois netos – Lorenzo e Benício.

*Colaborou Kassiane Michel

Defensora da qualidade na educação

Amiga Judite Dutra, a professora de Educação Física e Educação Especial Zuleika Andradas Albuquerque, 61 anos, diz que uma das marcas de Judite foi a defesa da escola pública de qualidade para todas as crianças e adolescentes.

Zuleika, que também foi vizinha e sempre militante do PT ao lado da ex-primeira-dama, conta que ambas, ao lado de Olívio Dutra, participaram da fundação do núcleo de moradia do Partido dos Trabalhadores (PT).

"Nos reuníamos, discutíamos os problemas dos trabalhadores e moradores do nosso bairro e defendíamos a democracia", sublinha a professora que esteve na comemoração das bodas de ouro do casal Dutra, em São Luiz Gonzaga, e sempre a encontrava-a em atos em defesa da educação e da democracia.

Desfile da Escola de Samba Império da Zona Norte, que homenageou Olívio Dutra em 2020
Desfile da Escola de Samba Império da Zona Norte, que homenageou Olívio Dutra em 2020 Foto: Arquivo pessoal
Por conta da pandemia, Zuleica e Judite estavam afastadas há algum tempo. "Nossa última saída juntas foi no desfile da Escola de Samba Império da Zona Norte, que homenageou o Olívio Dutra (2020)", relembra a professora, triste pela perda da amiga. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.