Judite da Rocha Dutra, esposa do ex-governador Olívio Dutra, será velada no sábado (21), a partir das 8h30, no Crematório Angelus (Avenida Porto Alegre, 320, bairro Medianeira), em Porto Alegre. A cerimônia de despedida ocorrerá no mesmo local às 11 horas.
Professora estadual aposentada, Judite era militante do Cpers – o sindicato dos trabalhadores em educação do Estado – e filiada ao PT desde 1981. Nasceu em Rolador, na região das Missões, em 12 de novembro de 1943. Desde menina, morou em São Luiz Gonzaga, onde se formou professora.
Ela deixa dois filhos, Espártaco, de 52 anos, e Laura, de 51. Também tinha dois netos – Lorenzo e Benício.
*Colaborou Kassiane Michel
Amiga Judite Dutra, a professora de Educação Física e Educação Especial Zuleika Andradas Albuquerque, 61 anos, diz que uma das marcas de Judite foi a defesa da escola pública de qualidade para todas as crianças e adolescentes.
Zuleika, que também foi vizinha e sempre militante do PT ao lado da ex-primeira-dama, conta que ambas, ao lado de Olívio Dutra, participaram da fundação do núcleo de moradia do Partido dos Trabalhadores (PT).
"Nos reuníamos, discutíamos os problemas dos trabalhadores e moradores do nosso bairro e defendíamos a democracia", sublinha a professora que esteve na comemoração das bodas de ouro do casal Dutra, em São Luiz Gonzaga, e sempre a encontrava-a em atos em defesa da educação e da democracia.