Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul ALTAS TEMPERATURAS

Entenda o fenômeno que vai dar 'férias de julho' para o inverno e provocar dias quentes no Estado

Aumento das máximas, que serão altas para esta época do ano, já ocorre nos primeiros dias deste mês

Por Redação
Publicado em: 01.07.2022 às 12:53 Última atualização: 01.07.2022 às 14:15

A previsão de calor para o mês de julho pode pegar os gaúchos de surpresa. O inverno que até agora está sendo rigoroso no Rio Grande do Sul, vai pegar um 'férias de julho' nos próximos dias.

Entenda o fenômeno que vai dar ‘férias de julho’ para o inverno e provocar dias quentes no Estado
Entenda o fenômeno que vai dar ‘férias de julho’ para o inverno e provocar dias quentes no Estado Foto: Diego da Rosa/GES

De acordo com a MetSul Meteorologia, o aumento das máximas, que serão altas para esta época do ano, já será sentido nos primeiros dias do mês. O fenômeno ocorre devido a expansão de uma massa de ar seco e quente na primeira quinzena de julho. Será estabelecido no RS, um bloqueio atmosférico que atuará como uma parede, impedindo o avanço de frentes frias no Estado.A

*Imagens MetSul

Mapas mostram a projeção das temperaturas em 850 hPa (nível de 1500 metros de altitude) para as tardes dos primeiros nove dias do mês de julho. A temperatura no nível de 850 hPa, como explica a MetSul, é um parâmetro da meteorologia para se avaliar quão quente ou fria é uma massa de ar.

Até o dia 10, a tendência é de ar mais quente do que a média histórica. Principalmente, entre os dias 4 e 6 de julho. As mínimas também irão aumentar nos próximos dias, deixando as noites mais agradáveis.

A previsão é de máximas altas, que podem se aproximar dos 30°C, principalmente no noroeste do Estado. Já no Sul do RS, uma maior nebulosidade e chuva frequente impedirão que o clima esquente tanto. Na região, também há maior risco de chuva volumosa e de temporais com raios e granizo.

Depois do dia 11, uma massa de ar frio ingressa no RS e pode baixar as temperaturas. Apesar disso, a previsão é que toda a primeira metade do mês seja de dias mais quentes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.