Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Rio Grande do Sul GASTRONOMIA

Sete eventos para comer e beber bem neste inverno

Cidades da região e do Estado organizam programações de dar água na boca nos meses de julho e agosto

Por Ermilo Drews
Publicado em: 01.07.2022 às 16:09 Última atualização: 01.07.2022 às 16:49

Se tem algo que combina com inverno é comer e beber. Por isso mesmo, tem muita cidade na Região Metropolitana de Porto Alegre, e até fora dela, com eventos que prometem afagar o estômago e esquentar o corpo com aquela bebida propícia para a ocasião. Afinal, ninguém é de ferro. Para te ajudar a programar as próximas semanas, selecionamos sete eventos onde, com certeza, você vai comer e beber bem. Do italianíssimo grostoli ao café colonial dos imigrantes alemães, da brasileiríssima cachaça ao vinho, o cardápio está recheado. Prepare o estômago!

Festiqueijo

Festiqueijo já começou e seguirá durante todo o mês de julho
Festiqueijo já começou e seguirá durante todo o mês de julho Foto: Divulgação
De 1º a 31 de julho, nas sextas, sábados e domingos, ocorre a 31ª Festiqueijo, em Carlos Barbosa. O evento funciona no sistema “coma e beba o quanto puder”. São oferecidos 40 tipos de queijo, 30 tipos de vinho e 25 de espumantes, refrigerantes e sucos, galeto e salsichão, espetinhos de frango e queijo coalho, pizza, pão de queijo, pastéis, croaissant, churros, além de outras iguarias.

O festival gastronômico ocorre no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa. Nas sextas-feiras, funciona das 14h às 23h. Nos sábados, das 11h às 23h. Domingos, das 10h às 17h. Menores de 8 anos não pagam. Crianças de 8 a 12 anos pagam 80 reais em qualquer um dos dias. Pessoas acima de 13 anos pagam 195 reais nas sextas e sábados, e 175 reais aos domingos. Para estes valores, não há local para sentar.

O ingresso vip, de 380 reais, permite entrada na Área VIP, um espaço exclusivo no segundo andar, com lounge para descanso, serviços exclusivos e um mezanino onde se pode acompanhar os shows. A venda destes ingressos é exclusiva na brilheteria do evento. Os demais podem ser comprados no site do evento.

Festival Nacional de Peixes

Tainha assada é o destaque do festival em Tramandaí
Tainha assada é o destaque do festival em Tramandaí Foto: Divulgação
A 31ª edição do Festival Nacional de Peixes e Frutos do Mar de Tramandaí começou no último dia 29 e seguirá até 17 de julho, em Tramandaí. O festival acontece no Centro Municipal de Eventos, de quinta-feira a domingo, a partir das 10h. No cardápio, a tradicional tainha assada na brasa. Os visitantes poderão aproveitar ainda exposições locais, feira de artesanato, feira do livro e a 16ª FestDoce, com doces produzidos na cidade.

O evento contará ainda com shows nacionais de João Neto e Frederico, em 3 de julho; Raça Negra, dia 10; e César Menotti e Fabiano, dia 17. Ainda haverá shows regionais. Nas quintas e sextas, a entrada é gratuita. Nos finais de semana, a meia-entrada custa 5 reais e a inteira, 10. Os shows nacionais têm valores a parte. 

Festival da Cachaça

Festival da Cachaça será em agosto, em Ivoti
Festival da Cachaça será em agosto, em Ivoti Foto: Divulgação

Entre 5 e 7 de agosto, Ivoti promove o 1º Festival da Cachaça no Núcleo de Casas Enxaimel. Já estão confirmadas a participação das três cachaçarias da cidade: Bockorny, Buchmann e Weber Haus. Haverá ainda praça de alimentação com food trucks, pratos preparados especialmente para o evento, além de produtos coloniais. Também serão comercializados outros tipos de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. O evento terá ainda brinquedos infláveis e atrações culturais.

No dia 5 de agosto, a programação irá das 14h às 22h. No dia 6, das 9h às 22h; e no dia 7, das 9h às 18h30. A entrada e estacionamentos serão gratuitos.

Baumschneis Kolonial Kaffee

Baumschneis Kolonial Kaffee será no dia 21 de julho, em Dois Irmãos
Baumschneis Kolonial Kaffee será no dia 21 de julho, em Dois Irmãos Foto: Divulgação

Dois Irmãos promove, na Sociedade Santa Cecília, mais uma edição do Baumschneis Kolonial Kaffee. Trata-se de um café colonial que será servido na Sociedade Santa Cecília, a partir das 19 horas do dia 21 de julho. A entrada custa 50 reais e parte do lucro da festa será destinada ao Hospital São José de Dois Irmãos.

Serão servidos nas mesas: pão de milho, pão integral, cuca, rosca, wafer, bolos, biscoitos, torta, risoles, folhados, bolinho de batata, geleias, nata, manteiga, joelho de porco, nuca de porco, linguiça cozida, bolinho de carne, salsichão, galeto, salamito, morcela, queijo fatiado, rabanete, ovo de codorna, pepino, café e leite. O evento integra o Mês do Café Colonial. Este ano tem uma novidade, o Armazém: no local será possível provar e levar para casa as iguarias da festa.

Além da gastronomia, o Baumschneis Kolonial Kaffee terá animação da bandinha típica alemã Baila-Baila, do grupo de Danças Alemãs da Associação Cultural Baumschneis Volkstanzgruppe e Coral Santa Cecília. Os cartões estão à venda e podem ser adquiridos na Produtora Vale ou no Restaurante Santa Cecília. Contato: (51) 3564-3241.

Sabores da Colônia

Festival Sabores da Colônia evidencia a produção colonial e rural
Festival Sabores da Colônia evidencia a produção colonial e rural Foto: Divulgação

O Festival Sabores da Colônia começou no último dia 29 e segue até 10 de julho, em Nova Petrópolis. Este ano o festival acontece no Centro de Eventos. Os carros chefes são os produtos coloniais e a gastronomia típica. Agroindústrias de Nova Petrópolis, Gramado, Canela, Picada Café e Caxias do Sul marcam presença no evento, que conta com 60 expositores. Diversos tipos de salames, queijos, cucas, geleias, rapaduras, cervejas, cachaças, sucos e vinhos estão no “cardápio”. Mas haverá outras atrações, como shows, teatro, jogos coloniais e oficinas temáticas. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

O festival vai ocorrer todos os dias, das 10 horas às 20 horas, de segunda a quinta-feira, e até as 21 horas, de sexta-feira a domingo. Entre dezenas de produtos coloniais e rurais, o visitante encontrará pães e cucas recém-saídos do forno. A novidade vai se dar por meio de fornos de pedra que serão instalados junto ao Centro de Eventos, que fica na Avenida Padre Affonso Theobald, 1.700, bairro Juriti. As fornadas serão concluídas diariamente às 18h. Além disso, no dia 10 de julho, domingo, a Associação Tchon Ji promove a Caminhada “Roteiro da Colônia”, que integra a programação do festival. Contato: (54) 99109-5073.

Café da Colônia

Café da Colônia de Morro Reuter será nos dias 9 e 10 de julho
Café da Colônia de Morro Reuter será nos dias 9 e 10 de julho Foto: Divulgação

Nos dias 9 e 10 de julho está de volta a Morro Reuter a quarta edição do Café da Colônia que será servido no Salão Paroquial Imaculada Conceição, das 10h às 18h. Em paralelo, na Praça Municipal ocorre o Arte na Praça. É possível garantir seu kit antecipadamente no valor de R$ 32 por pagamento via Pix da Paróquia Imaculada Conceição. A chave é CNPJ 90831660005338.
Depois de efetuar o pagamento, o comprovante deve ser encaminhado para o WhatsApp (51) 3569-1266. Assim, fica garantido o kit que contém pão, cuca, bolachas, bolo de manteiga, torta, rosca, risole, pastel, ovo de codorna, pepino, queijo, linguiça, mel, schmier e nata. Para acompanhar, serão servidos na mesa leite, café e chá à vontade.

Neste ano, o evento vai permitir que o turista se sinta integrado à colônia em cenários montados por localidades de Morro Reuter reproduzindo a vida no campo, a rotina do plantio, do cuidado dos animais, da produção rural. Também será possível levar para casa artigos comprados direto do produtor. O evento terá participação da Herta Klein.

Festival do Grostoli

Festival do Grostoli será neste final de semana, em Garibaldi, dias 2 e 3 de julho
Festival do Grostoli será neste final de semana, em Garibaldi, dias 2 e 3 de julho Foto: Divulgação

Garibaldi promove o Festival do Grostoli neste final de semana, dias 2 e 3 de julho. O evento, inédito, será realizado em frente à Igreja Matriz São Pedro, das 11h às 19h, em ambos os dias. A entrada é gratuita. As comunidades do interior de Garibaldi, em parceria com a Emater, farão a produção e comercialização dos grostolis (uma “cueca virada” italiana). O evento também terá atrações artísticas e culturais que valorizam a imigração italiana.

Jogos de cartas típicos, como bisca, canastra e tressette, além da comercialização de artesanato local, também estarão presentes durante o festival. Haverá um espaço gratuito de recreação infantil, com brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinhas, centopeia e escorregador. Os visitantes poderão, ainda, realizar passeios de Tim-Tim, caminhão de guerra GMC de 1944 adaptado para o transporte turístico, ao custo promocional de R$ 10, com saída nas imediações do evento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.