Publicidade
Notícias | São Leopoldo Incentivo ao Esporte

Devido à pandemia, Jogos Escolares Municipais de São Leopoldo ocorrerão de forma on-line

Inscrições para as atividades, que incluem dança, xadrez e futebol on-line, iniciam na segunda-feira, 19 de abril, via formulário virtual

Publicado em: 16.04.2021 às 19:46 Última atualização: 16.04.2021 às 20:01

Jogos Escolares Municipais de São Leopoldo ocorrerão de forma on-line Foto: Prefeitura de São Leopoldo/Divulgação
Com o objetivo de estimular as práticas esportivas como ferramenta de desenvolvimento dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (Smed) divulgou, nesta sexta-feira (16), o cronograma de realização dos Jogos Escolares Municipais (JEM), que neste ano pandêmico ocorre de forma virtual.

As atividades incluem jogos de xadrez, dança criativa, embaixadinha e futebol virtual, praticado por meio de videogame. As inscrições iniciam a partir desta segunda-feira (19), por meio de um formulário on-line, que ainda será divulgado.

Para o coordenador de projetos da Smed e responsável pelos JEM, Éderson dos Santos, os jogos são fundamentais. “Todos os jogos são planejados e realizáveis dentro do contexto de pandemia. Os exercícios podem e devem ser realizados dentro de casa em seu ambiente familiar”, afirma Éderson.

Na tarde desta sexta-feira, ocorreu o congresso técnico dos JEM. A atividade reuniu professores de educação física da rede pública do Município e profissionais da Smed para definir, em conjunto, o cronograma, modalidades e o regulamento dos Jogos.

Dinâmicas dos JEM

Para as atividades de xadrez e dança criativa serão realizadas formações via Google Meet. As formações são para estudantes e professores da rede pública, seja municipal ou estadual. Essas formações visam ensinar e orientar sobre ambas as atividades, ou seja, não é necessário saber jogar xadrez ou dançar para realizá-las. Premiações com troféus e medalhas serão entregues pelo JEM, na primeira semana de julho, para as escolas dos estudantes vencedores que, posteriormente, irão buscar seus prêmios nas escolas.

Para a formação de xadrez, além do Google Meet, será utilizada a plataforma linchess.org, específica para a prática do esporte. As inscrições para a formação são limitadas a 80 participantes, somando alunos e professores. Nos dias 23 e 30 de abril, próximas duas sextas-feiras, ocorrerão as formações para a modalidade de xadrez e serão ministradas pelo professores de Educação Física da Rede Municipal de São Leopoldo, Diego Comerlato Walter.

A formação de dança criativa ocorrerá no dia 05 de maio, primeira quarta-feira do próximo mês. A atividade dentro do JEM possui tema livre, podendo ser escolhida qualquer música para a apresentação. As embaixadinhas e o futebol virtual não terão formações para ensinar as atividades.

Todas as práticas ocorrerão de forma online, de acordo com o bandeiramento e os protocolos sanitários estipulados pelo município para a prevenção da covid-19. Não será permitido nenhum tipo de aglomeração para a realização das práticas dos Jogos Escolares Municipais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.