Publicidade
Notícias | São Leopoldo Camerata Presto

Espetáculo em homenagem aos 100 anos de Astor Piazzolla será transmitido nesse domingo

Concerto integra as ações do projeto Camerata Presto de São Leopoldo

Por Alecs Dall'Olmo
Publicado em: 27.08.2021 às 03:00 Última atualização: 27.08.2021 às 13:59

O bandeonista que revolucionou o tango, Astor Piazzolla (1921 - 1992) completaria 100 anos em 2021. Para marcar a data e lembrar do legado musical de um dos grandes gênios da música instrumental contemporânea, a Camerata Presto, de São Leopoldo, fará um espetáculo com transmissão on-line em homenagem ao músico argentino responsável por composições, como Oblivion, Invierno Porteño, Libertango, La Muerte del Angel e a obra-prima Adiós Nonino. A performance do grupo será no próximo dia 29 de agosto, domingo, às 20 horas, com transmissão pelo Canal no YouTube da Presto Produções e Promoções Artísticas. Trata-se do quarto concerto do projeto Camerata Presto no ano.

Talentos e repertório de relevância técnica e estética Foto: Tiago da Rosa/Divulgação

Convidados

O concerto terá a participação especial dos solistas Júlio César Wagner, oboísta, e de Daniel Castilhos, acordeonista. A regência será do maestro João Paulo Sefrin, com produção cultural de Ailton Abreu e coordenação geral de Lúcia Passos. Conforme Sefrin, a Camerata Presto reúne 11 músicos instrumentistas, numa formação tradicional de orquestra de cordas. "Camerata é fruto do empreendedorismo da Presto, que vê na realização artística um meio para promover a Arte a e a Cultura, oferecendo ao público eventos de significativo valor cultural e social, sempre com acesso gratuito", destaca o maestro, lembrando que o grupo busca sempre desenvolver repertório de relevância técnica e estética no cenário da música universal, enfatizando também a produção musical brasileira e gaúcha, além da valorização dos artistas.

Timbre e harmonia

Inovação. Piazzolla promoveu uma inovação no tango. Na verdade, o compositor e bandeonista, revolucionou o gênero tradicional de Carlos Gardel, de quem se tornou amigo. Estruturou um novo estilo de tango, incorporando o jazz ao ritmo portenho, estabelecendo, então, uma nova linguagem - com alterações no ritmo, no timbre e na harmonia -, que se tornou referência mundial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.