Quase dois meses após voltarem a receber os pequenos alunos, as escolas de Educação Infantil conveniadas à Prefeitura de São Leopoldo iniciaram, ontem, uma nova fase: o retorno das crianças ao período integral.
Cumprindo protocolos sanitários, desde que retornaram, as instituições só recebiam os estudantes em meio turno. Agora, por decisão tomada em conjunto com a comunidade e equipes das escolas, durante reunião da Diretoria de Tecnologia para Educação da Prefeitura (DTE), na última sexta-feira (24), os estudantes podem voltar a ficar em turno integral nas escolinhas.
O retorno gradual começou nesta segunda-feira (27) pelas crianças entre 4 e 5 anos. Na próxima segunda, dia 4 de outubro, podem retornar ao integral as crianças de 2 a 3 anos; e, no dia 13 de outubro, os pequenos de um ano de idade.
De acordo com o diretor da DTE, Evandro Paixão, cada escola fará um levantamento do número de crianças que retornarão ao turno integral. Caso o número seja maior que a capacidade máxima (metragem da sala dividida por um metro e meio), será realizado escalonamento diário, atendendo sempre a capacidade máxima de crianças.
Ontem, algumas escolas já estavam organizadas e começaram a receber os alunos para ficar em período inteiro. Caso da Pimpolândia, escolinha conveniada que fica no Centro de São Leopoldo. Sócias-proprietárias e professoras da instituição, Andréa de Moraes Vieira, 44, e Flávia Graciela de Bortoli, 42, contam que muitos pais demonstravam ansiedade pelo retorno, especialmente por estarem trabalhando integralmente e não terem com quem deixar os filhos no turno contrário ao da escolinha.
"E para a ressocialização deles (crianças) é muito bom, porque temos um plano de trabalho da escola. As professoras todos os dias fazem atividade, montam projeto", ponderou Andréa, lembrando a importância da volta também para os aluninhos.
O retorno ao período integral, porém, em nada muda o cumprimento das medidas sanitárias utilizadas para evitar a contaminação por Covid. Nas escolinhas, os alunos devem permanecer de máscara, tirando-as apenas para fazer as refeições. O distanciamento de 1,5 metro entre as crianças e o uso de álcool gel também permanecem.
Ao todo, São Leopoldo conta com 42 escolinhas conveniadas - entre semi-particulares e totalmente custeadas pela Prefeitura - com cerca de 3,6 mil alunos matriculados, mas nem todos no período integral.
A espera pelo retorno ao turno integral se traduziu em números na Pimpolândia. Na turma da faixa etária de 5 anos, de 8 alunos apenas um não voltou ao presencial. Igualmente, na turma de 4 anos, uma criança em 14 optou por ainda não retornar. "Foi um retorno maravilhoso. As crianças já estavam esperando por isso e nós também, porque já estava tudo pronto para aguardar o integral", colocou Andréa.
"A cada dia era uma coisa diferente e uma expectativa deles", acrescentou Flávia, sobre a realização das crianças a cada mudança, como no aumento do tempo para ficar na escola e na possibilidade de lanchar no local, por exemplo. "Eu adoro vim pra escolinha. A gente brinca, dança, lancha", disse Joaquim, 5 anos.
O turno inteiro da escola começa às 7h30 e vai até as 18 horas. Nesse tempo, as crianças têm café da manhã, almoço e dois lanches à tarde, além dos momentos de recreação e atividades pedagógicas durante todo o período. Após o almoço, eles também podem fazer um período de descanso se desejarem.