Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo RETORNO GRADUAL

Inicia o retorno das escolas conveniadas de São Leopoldo ao turno integral

Volta começou nesta segunda (27) pela Educação Infantil, com crianças da faixa etária de 4 a 5 anos

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 28.09.2021 às 03:00 Última atualização: 28.09.2021 às 12:17

Quase dois meses após voltarem a receber os pequenos alunos, as escolas de Educação Infantil conveniadas à Prefeitura de São Leopoldo iniciaram, ontem, uma nova fase: o retorno das crianças ao período integral.

Elias (E) Joaquim e Asaph voltaram ao turno integral nesta segunda, na Escolinha Pimpolândia
Elias (E) Joaquim e Asaph voltaram ao turno integral nesta segunda, na Escolinha Pimpolândia Foto: Diego da Rosa/GES

Cumprindo protocolos sanitários, desde que retornaram, as instituições só recebiam os estudantes em meio turno. Agora, por decisão tomada em conjunto com a comunidade e equipes das escolas, durante reunião da Diretoria de Tecnologia para Educação da Prefeitura (DTE), na última sexta-feira (24), os estudantes podem voltar a ficar em turno integral nas escolinhas.

Gradual

O retorno gradual começou nesta segunda-feira (27) pelas crianças entre 4 e 5 anos. Na próxima segunda, dia 4 de outubro, podem retornar ao integral as crianças de 2 a 3 anos; e, no dia 13 de outubro, os pequenos de um ano de idade.

De acordo com o diretor da DTE, Evandro Paixão, cada escola fará um levantamento do número de crianças que retornarão ao turno integral. Caso o número seja maior que a capacidade máxima (metragem da sala dividida por um metro e meio), será realizado escalonamento diário, atendendo sempre a capacidade máxima de crianças.

Ansiedade

Ontem, algumas escolas já estavam organizadas e começaram a receber os alunos para ficar em período inteiro. Caso da Pimpolândia, escolinha conveniada que fica no Centro de São Leopoldo. Sócias-proprietárias e professoras da instituição, Andréa de Moraes Vieira, 44, e Flávia Graciela de Bortoli, 42, contam que muitos pais demonstravam ansiedade pelo retorno, especialmente por estarem trabalhando integralmente e não terem com quem deixar os filhos no turno contrário ao da escolinha.

"E para a ressocialização deles (crianças) é muito bom, porque temos um plano de trabalho da escola. As professoras todos os dias fazem atividade, montam projeto", ponderou Andréa, lembrando a importância da volta também para os aluninhos.

Medidas seguem

O retorno ao período integral, porém, em nada muda o cumprimento das medidas sanitárias utilizadas para evitar a contaminação por Covid. Nas escolinhas, os alunos devem permanecer de máscara, tirando-as apenas para fazer as refeições. O distanciamento de 1,5 metro entre as crianças e o uso de álcool gel também permanecem.

Ao todo, São Leopoldo conta com 42 escolinhas conveniadas - entre semi-particulares e totalmente custeadas pela Prefeitura - com cerca de 3,6 mil alunos matriculados, mas nem todos no período integral.

Victor e Thales também voltaram ao turno integral na Pimpolândia
Victor e Thales também voltaram ao turno integral na Pimpolândia Foto: Diego da Rosa/GES

Expectativa das crianças

A espera pelo retorno ao turno integral se traduziu em números na Pimpolândia. Na turma da faixa etária de 5 anos, de 8 alunos apenas um não voltou ao presencial. Igualmente, na turma de 4 anos, uma criança em 14 optou por ainda não retornar. "Foi um retorno maravilhoso. As crianças já estavam esperando por isso e nós também, porque já estava tudo pronto para aguardar o integral", colocou Andréa.

"A cada dia era uma coisa diferente e uma expectativa deles", acrescentou Flávia, sobre a realização das crianças a cada mudança, como no aumento do tempo para ficar na escola e na possibilidade de lanchar no local, por exemplo. "Eu adoro vim pra escolinha. A gente brinca, dança, lancha", disse Joaquim, 5 anos.

O turno inteiro da escola começa às 7h30 e vai até as 18 horas. Nesse tempo, as crianças têm café da manhã, almoço e dois lanches à tarde, além dos momentos de recreação e atividades pedagógicas durante todo o período. Após o almoço, eles também podem fazer um período de descanso se desejarem.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.