Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo CAPACITAÇÃO

Nova turma de agentes da Guarda Municipal leopoldense conclui curso para uso de pistola

Ao todo, 48 guardas já passaram pela formação, sendo que 32 fizeram o treinamento prático específico para o uso de pistolas semiautomáticas

Publicado em: 22.11.2021 às 15:36

Mais uma turma de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) concluiu o curso de qualificação anual para o uso de armas de fogo. A capacitação teórica ocorreu na sede da corporação, na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp). Já as aulas práticas ocorreram na Sociedade de Caça e Tiro, assim como a prova prática, que foi realizada na última sexta-feira (19). O curso é obrigatório para os agentes manterem o porte de suas armas.

Agentes tiveram aulas práticas na Sociedade de Caça e Tiro
Agentes tiveram aulas práticas na Sociedade de Caça e Tiro Foto: Valentin Thomaz/Prefeitura de São Leopoldo

Ao todo, 48 guardas já passaram pela formação, sendo que 32 fizeram o treinamento prático específico para o uso de pistolas semiautomáticas .9mm. As aulas foram ministradas pelos agentes Fábio dos Santos e Tiago Saraiva. Dos Santos recebeu credenciamento junto à Superintendência Regional da Polícia Federal como instrutor para utilização de armamento e tiro. A habilitação permite ao GCM capacitar outros agentes, da própria guarda ou membros de outras forças de segurança. Enquanto Saraiva é pós-graduado em operações Especiais Policiais.

Foco na prevenção

O titular da Semusp, Nestor Schwertner, afirmou que é fundamental passar essas informações para a comunidade. “O nosso serviço é realizado para os leopoldenses e temos aqui um treinamento bem feito, por agentes nossos qualificados, que trabalham com foco na prevenção, pois no detalhe é que pode ser salva a vida de alguém. Isso é algo muito sério, muito importante, a boa orientação faz a diferença”, declarou o secretário.

Compromisso com a segurança

De acordo com o diretor-geral da guarda, José Carlos Perozo, esse é um momento de extrema relevância pois não se trata apenas de um dever, mas de compromisso com a segurança pública da cidade. “Estamos todos com uma sensação de dever cumprido porque essa capacitação é essencial para que coisas ruins não venham a acontecer lá na rua. Ela é a garantia de que vamos poder voltar para casa e para nossas famílias, e também a de que vamos servir a população sem um efeito colateral negativo”, disse.

Além disso, Pedrozo explicou que o curso é uma ferramenta importante de valorização da GCM. “Isso é uma construção de quem realmente se importa com a instituição. Agradeço então pelo empenho de todos os colegas, pois ele não é só para nós, é para o cidadão, porque nós somos servidores públicos”, salientou.

Convidado pelo instrutor dos Santos para acompanhar o curso, o policial civil, André Amorim, afirmou que é uma experiência significativa que além de desenvolver as competências profissionais traz a integração com os colegas de outras forças de segurança, o que auxilia na contenção da criminalidade. “Está sendo positivo em todos os sentidos, até porque eu sou novo na polícia, então estou sempre absorvendo a experiência dos colegas que têm muito mais prática do que eu e procuro contribuir com o que eu posso também”, explicou o policial.

Currículo do curso

Assuntos Institucionais: 4h
Revisão da legislação aplicada ao uso legal e legítimo da arma de fogo: 4h
Legislação e procedimentos de trânsito: 16h
Defesa pessoal: 4h
Atendimento pré-hospitalar - APH: 4h
Apresentação da arma e regras de segurança: 4h
Manuseio e aprontou da arma e Solução de panes: 4h
Abordagem a pessoas e veículos, algemação e condução: 8h
Confronto em ambiente confinado: 8h
Aula prática de armamento e tiro: 24h

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.