Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo SÃO LEOPOLDO

Por superlotação, Sempa decide fechar Canil Municipal por tempo indeterminado

297 cães estão abrigados atualmente no local, que tem capacidade para apenas 170

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 06.12.2021 às 15:31

O Canil Municipal de São Leopoldo, local de responsabilidade da Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) e que abriga cães em situação de rua e com risco de vida, precisou ser fechado por superlotação nesta segunda-feira (6).

Canil Municipal está superlotado
Canil Municipal está superlotado Foto: Maria da Graça Mesquita Moreira/Canil Municipal
Conforme o titular da Sempa, Walter Verbist, a capacidade do Canil seria para 170 animais, mas, atualmente, há 297 abrigados por lá. Por isso, o local ficará fechado para novos abrigamentos por tempo indeterminado. “Não faremos mais recolhimentos de nenhum animal, enquanto não baixarmos o número de animais do Canil, através ou de adoções ou recuperando-os para que voltem ao local de origem, sob pena de provocarmos maus-tratos aos animais abrigados”, disse o secretário.

Verbist explicou que há 40 gaiolas no local que servem especificamente para o primeiro atendimento de animais que chegam com doenças. “Esses espaços são para que os animais possam receber tratamento, pois não podemos colocá-los com outros animais sadios. E, hoje, todas essas gaiolas estão ocupadas”, lembrou. “O nosso espaço é limitado. Então, está impossível de continuar o recolhimento sob pena de não ter como dar um atendimento adequado para os animais e nem onde colocar aqueles que estão adoentados, pois não temos mais baias para eles”.

Além do Canil lotado, os 12 espaços destinados aos felinos na sede da Sempa também estão ocupadas. “Se alguém pedir atendimento para gatos, não temos onde colocar”, lamentou Verbist.

Recolhimentos superam adoções

Para o secretário, o grande número de abandono de animais nas ruas leopoldenses é o principal causador da superlotação no Canil. No último mês de novembro, por exemplo, 44 cães foram recolhidos das ruas adoentados e outros 9 por maus-tratos, totalizando 53 animais abrigados. Mas, ao mesmo tempo, a Sempa conseguiu realizar apenas 27 adoções. “E isso agora saturou o Canil”, avaliou Verbist.

Interessados em adotar animais devem fazer contato com a Sempa, através do telefone 3592 9981, das 9 às 14 horas, para agendar uma visita ao Canil Municipal, que fica, na Estrada do Socorro, 1440, bairro Arroio da Manteiga.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.