Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo OPÇÃO PARA O DIA DAS MÃES

Quadros feitos com a técnica quilling são alguns dos produtos à venda no Bazar e Prosa

Ana Scherer é a artesã responsável pelas peças feitas com tiras de papel. Além dela, outros artesãos estão no evento

Por Isabella Belli
Publicado em: 06.05.2022 às 03:00 Última atualização: 06.05.2022 às 16:50

Pequenos e finos pedaços de papel coloridos e enrolados delicadamente formam animais, personagens, paisagens e o que mais a mente puder criar. Esta é a arte do Quilling, uma técnica de artesanato que usa especificamente papel na composição e, por isso, também é conhecida como filigrana de papel.

Ana Scherer trabalha com a técnica Quilling há 10 anos
Ana Scherer trabalha com a técnica Quilling há 10 anos Foto: Diego da Rosa/GES

Para a construção de uma peça, além de um bom rascunho e pequenas ferramentas para ajudar a enrolar e colar as tiras sobre a tela, é necessária também muita paciência e, de acordo com a artesã Ana Scherer, 71 anos, especialista na técnica, paixão.

O Quilling está na vida desta professora de arquitetura aposentada há dez anos e o encontro entre a arte e a artista aconteceu na hora certa. "Fui demitida, então fiz outra faculdade e quando me vi sem ter muito o que fazer, conheci o Quilling e comecei a fazer vendo vídeos pela Internet", contou ela, que agora ensina a técnica em cursos e até mesmo para quem quer comprar.

"Nas feiras em que comercializo, sempre fico na banca fazendo e surgem pessoas curiosas. Chamo e ensino, mostro como é feito."

O ateliê fica no apartamento onde vive em São Leopoldo e tudo para ela é inspiração. "Não sou matemática. Até propaganda na televisão já me inspirou a criar", contou ela, que entre os quadros criados pensando no Dia das Mães, está o de Nossa Senhora. "É a representação da mãe."

Ateliê da artesã fica no seu próprio apartamento, no Centro de São Leopoldo
Ateliê da artesã fica no seu próprio apartamento, no Centro de São Leopoldo Foto: Diego da Rosa/GES

Dois dias de Bazar e Prosa

O Bazar e Prosa de Dia das Mães vai ocorrer na galeria Sperb, que fica na Rua Independência, 636, no Centro de São Leopoldo. Nesta sexta-feira, a feira ficará no local das 10 às 18 horas e, no sábado, das 10 às 14 horas. O Bazar e Prosa já é um evento tradicional na cidade e, para comemorar o Dia das Mães, sorteará para os visitantes uma caixa com produtos e peças produzidas pelos próprios artesãos.

Opção de presente para as mães

As telas de Quilling são uma ótima opção de presente para este Dia das Mães e fogem do comum. O valor varia conforme o tamanho do quadro, mas é possível adquirir um pequeno e sem moldura por R$ 50 na feira Bazar e Prosa, que vai ocorrer nesta sexta-feira e sábado (6 e 7), na galeria Sperb, no Centro.

Junto com a artista Ana Scherer, estarão outros artesãos da região expondo e comercializando os trabalhos, como biscoito, peças decorativas e utensílios.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.