Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | São Leopoldo ANÁLISE

Dados apontam melhora na qualidade da água do Rio dos Sinos

De acordo com levantamento, todos os pontos apresentaram elevação nos valores do Índice da Qualidade da Água (IQA), situação que não ocorria há vários meses

Publicado em: 17.05.2022 às 03:00 Última atualização: 17.05.2022 às 14:59

A qualidade da água do Rio dos Sinos apresentou melhora significativa nos dados tendo como referência abril, conforme o Programa de Monitoramento Espacial, do Consórcio Pró-Sinos, que avalia mensalmente nove parâmetros de qualidade da água em 24 pontos representativos da Bacia do Rio dos Sinos. De acordo com o levantamento, todos os pontos apresentaram elevação nos valores do Índice da Qualidade da Água (IQA). Situação que não ocorria há vários meses.

Análise da qualidade da água do rio feita pelo Pró-Sinos
Análise da qualidade da água do rio feita pelo Pró-Sinos Foto: Denise da Silva Felippe/Divulgação

"Ainda é perceptível a variação negativa da qualidade da água ao passar pelos centros urbanos da Porção 2 do mapa (que incluem entre outras cidades São Leopoldo e Novo Hamburgo), mas não se encontram mais valores tão ruins como os da última campanha de medição, em março", destaca o diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Júnior.

Os melhores resultados foram localizados na primeira porção, nos pontos mais próximos às nascentes do Rio dos Sinos e seus afluentes. Na segunda porção, também se verificou o aumento do valor do IQA em todos os pontos, mesmo naqueles que tradicionalmente apresentam valores baixos. "Inclusive o novo ponto de monitoramento instalado, o P25 (no limite entre Sapiranga e Campo Bom), apresentou qualidade compatível com os pontos da primeira porção, demonstrando que o rio se regenera parcialmente no trecho entre Taquara e Campo Bom, onde ocorre um baixo adensamento urbano", acrescenta Hener. O fim do período de estiagem e o retorno das chuvas podem ser apontados como responsáveis por essa melhora da qualidade da água.

Nove parâmetros

O Pró-Sinos monitora nove parâmetros de qualidade da água (Coliformes Termotolerantes, pH, Nitrogênio, Fósforo, Oxigênio Dissolvido, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Temperatura, Turbidez e Sólidos Totais) em 25 pontos representativos da Bacia. A partir desses parâmetros é calculado o IQA, que permite uma avaliação significativa das condições da água no local. O IQA é avaliado em uma escala que varia de zero a cem, sendo os valores mais baixos indicativos de uma qualidade muito ruim e valores mais altos, indicativos de boa qualidade. O relatório está disponível em fortalezatec.com.br/prosinos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.