Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Ser Educação PROJETO DO GRUPO SINOS

Terceira temporada do Ser Educação começa nesta segunda-feira

Nesta nova edição, projeto do Grupo Sinos terá três pilares principais: melhorar os indicadores do Ideb na região, fomentar o empreendedorismo nas escolas e trabalhar ações que promovam o desenvolvimento permanente dos professores, além de outros temas relevantes que também serão abordados

Publicado em: 24.01.2022 às 07:00 Última atualização: 24.01.2022 às 15:02

Começa hoje a terceira temporada do Ser Educação, criado pelo Grupo Sinos e desenvolvido em parceria com uma série de apoiadores. O projeto entra em 2022 renovado, com três pilares principais focados em temas considerados de extrema relevância no universo do ensino: a necessidade de melhorar os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na região, a importância de se fomentar o empreendedorismo no ambiente escolar e o papel preponderante do desenvolvimento permanente dos professores. Além disso, outros temas importantes também serão abordados e trabalhados ao longo de todo o ano, incluindo a realização de um prêmio especial e um fórum.

O lançamento oficial foi marcado para hoje pela simbologia: 24 de janeiro é o Dia Internacional da Educação, data proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em celebração ao papel do ensino para a paz e o desenvolvimento. A ONU considera que a educação é um direito humano, um bem público e, ainda, uma responsabilidade pública. O Ser Educação vai até dezembro, com ações abrangendo 51 cidades do Vale do Sinos, Paranhana, Caí, Serra gaúcha, Litoral Norte e capital. Pela manhã, haverá uma solenidade oficial. Na parte da tarde, serão feitas intervenções urbanas para envolver a comunidade.

Multimídia
Para dar visibilidade máxima ao projeto, o Grupo Sinos vai mobilizar, em formato multiplataforma, seus produtos impressos e digitais, Jornal NH, Jornal VS, Diário de Canoas, Jornal de Gramado, Diário de Cachoeirinha, Correio de Gravataí e a Rádio ABC 103.3 FM. A ação, aliás, conta com um hotsite exclusivo hospedado nos portais dos jornais. Além disso, redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter serão permanentemente utilizadas nos compartilhamentos dos conteúdos.

A diretora executiva do Grupo Sinos e coordenadora-geral do projeto, Andrea Schneider, lembra que o Ser Educação surgiu em 2020 com o objetivo de fomentar a reflexão e a discussão sobre a educação em meio à pandemia do Covid-19, bem como encontrar e apontar as melhores práticas e soluções. No ano passado, explica Andrea, o Grupo Sinos avançou e uniu ainda mais os protagonistas da educação: professores, alunos, famílias e gestores, especialmente no compartilhamento de experiências e contribuições ao processo de ensino. ‘‘Foram dois anos muito produtivos, mas muito focados em questões que dialogavam com a pandemia. Com o projeto consolidado, ouvimos especialistas e parceiros e entendemos que em 2022 era preciso avançar, propondo uma agenda totalmente nova’’, detalha.

Números da região
Assim, destaca Andrea, foram construídos os pilares da terceira edição. ‘‘O primeiro deles trata da necessidade de melhorar os indicadores do Ideb na região. Queremos trabalhar um formato que tenha como foco principal a preparação e desenvolvimento dos alunos. O objetivo é contribuir para aprimorar consideravelmente a performance dos estudantes, consequentemente transformando as regiões envolvidas em referências nacionais’’, explica Andrea. A meta é melhorar os indicadores até 2024, ano em que a região vai comemorar o bicentenário da imigração alemã. Os números de cada cidade da área de abrangência do Grupo Sinos, aliás, serão disponibilizados no hotsite do projeto, permitindo que a comunidade possa acompanhar a evolução.

A diretora salienta ainda a importância dos demais pilares: ‘‘Ao falar de empreendedorismo desde as séries finais do ensino fundamental até a graduação, passando pelo ensino médio, estamos estimulando uma geração a pensar seu futuro de forma independente e conectada com esse novo mundo que se revela a cada dia. Ao propor ações de capacitação de professores, vamos valorizar quem pode fazer toda a diferença. E além do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais que já estão em sala de aula, também queremos estimular jovens a pensar no magistério como uma opção de carreira para o futuro.’’ Andrea destaca que outros temas relevantes para a educação serão naturalmente tratados pelo projeto ao longo de 2022, incluindo as ações especiais que já estão sendo planejadas.

Os parceiros do projeto

Realização
Grupo Sinos
Patrocínio máster
Prefeitura de Nova Santa Rita
Prefeitura de Novo Hamburgo
Usaflex
Colégio Sinodal
Apoio
Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
Colégio Sinodal da Paz
Universidade Feevale

Outras empresas e instituições interessadas em se juntar à iniciativa podem entrar em contato com o Grupo Sinos pelo telefone (51) 3553-2010.

Curadores

Os parceiros têm um papel relevante na execução do projeto ao longo do ano, indicando representantes para integrar uma comissão de curadoria. Em encontros mensais, serão discutidos os principais temas e ações trabalhados.

Formação de professores ganhará destaque

Ser Educação

A importância de capacitar os professores para os novos desafios do ensino também será um dos focos do Ser Educação ao longo do ano. Por isso, o projeto está organizando uma série de ações com o objetivo de tornar os educadores cada vez mais preparados para influenciar positivamente a vida das pessoas, por meio do conhecimento. Serão realizados workshops mensais e gratuitos, os quais serão organizados pelos parceiros do Ser Educação com o objetivo de capacitar e desenvolver ainda mais os profissionais da educação da região. Esses encontros ocorrerão no formato híbrido (presenciais e a distância) ou ainda no formato 100% on-line. Além disso, também serão trabalhadas em 2022, durante estes eventos e em outros momentos, ações que estimulem jovens a ter o magistério como uma opção de profissão.

Estímulo ao empreendedorismo é outro pilar

Ser Educação

Outro pilar do Ser Educação é despertar o senso empreendedor em jovens que estão nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio ou na graduação. O objetivo é estimular a ideia de que esses estudantes podem ter um futuro profissional como protagonistas de suas jornadas. oferecendo a eles a base para ousar e empreender. O projeto quer envolver as escolas a fim de que se tornem o lugar ideal para que estudantes se sintam incentivados e capacitados. Na região de abrangência do Grupo Sinos, há experiência bem-sucedidas de escolas e universidades que já estimulam o empreendedorismo. O entendimento é de que essa visão empreendedora deve ser ampliada e fomentada especialmente nas escolas estaduais e municipais, permitindo que um número maior de jovens possa pensar em seu futuro pela ótica do empreendedorismo.

A importância dos indicadores do Ideb

 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É um indicador nacional instituído para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhorias. Com sua adoção, o sistema de ensino nacional passou a ter um instrumento de referência que vem demarcando o debate em torno da educação básica.

O Ideb é calculado a partir do Censo Escolar, composto por informações anuais de matrículas, aprovação, reprovação e evasão, por exemplo, além da Prova Brasil, realizada a cada dois anos com estudantes de todo País. Os resultados são obtidos por escola, município, Estado e País e por nível (séries iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio). E também para as redes de ensino municipal, estadual, federal, pública (somatório das três primeiras) e particular. A última Prova Brasil ocorreu no final de 2021 e os dados devem ser atualizados ainda durante este ano.

Prêmio e fórum também serão organizados

Entre as muitas atividades que estão sendo organizadas, duas delas devem gerar grande mobilização e expectativa. Com previsão para o segundo semestre e em fase de planejamento junto com os parceiros que já se juntaram ao projeto, estão sendo estruturados o Prêmio Ser Educação e o Fórum da Educação.

O prêmio reconhecerá os melhores e mais eficientes gestores e professores da região de abrangência do Grupo Sinos. A ideia, além de promover o reconhecimento, é estimular que boas práticas sirvam de inspiração para a comunidade escolar.

Já o Fórum será um evento em formato de palestras e debates com nomes que são referência no assunto. Será uma oportunidade de aprofundar temas e promover uma reflexão conjunta sobre os pontos mais importantes relacionados à educação.

O que dizem os parceiros da terceira edição do Ser Educação

Fatima Daudt

“Desde 2017, Novo Hamburgo vem apresentando melhoras na qualidade da educação oferecida na rede municipal. Temos mais de 24 mil estudantes, um número superior à população inteira de mais de 80% das cidades gaúchas, o que dá uma ideia do tamanho do desafio. Mas os investimentos em escolas, a qualificação profissional e a ampliação do uso de tecnologias têm possibilitado muitas conquistas e prêmios. Isso também se reflete no nosso Ideb, que está avançando de forma consistente em todos os níveis.”

Fátima Daudt - Prefeita do Município de Novo Hamburgo

Maria Rita Feijó

“O direito à educação de qualidade é uma das metas da Agenda Educacional 2030, da Unesco. Com a pandemia, o distanciamento social mobilizou as comunidades educativas a (re) criarem estratégias para o atendimento ao estudantes. Mesmo com os esforços, os impactos negativos são uma constatação mundial. Urge a necessidade de investimentos em políticas públicas, programas e ações, como o Ser Educação, direcionadas à formação dos educadores, ao aprimoramento dos processos e ao monitoramento da qualidade educacional.”

Maria Rita Feijó - Secretária de Educação e Cultura de Nova Santa Rita

Ivan Renner

"O Ser Educação é um projeto de boa envergadura e que certamente irá gerar bons frutos. A preocupação com o Ideb é algo muito importante, porque quando as entidades se juntam aos entes públicos para melhorar a educação, estamos num processo que pode ter muitos bons resultados. Analisando os índices dos municípios da região, é percebida a necessidade importante de melhorias. Se nós valorizarmos a educação, é mais fácil motivarmos o jovem para o empreendedorismo e inovação. Sobre proporcionar aos professores aperfeiçoamento, isso de igual forma é central, porque são eles, junto com os alunos, os reais protagonistas."

Ivan Renner - Diretor-geral do Colégio Sinodal

Bianca Gallas Carniel

“Entendemos que a educação é um pilar para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Olhamos para as novas gerações com atenção e buscamos capacitar os jovens e adultos, proporcionando-os habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais. Apoiar iniciativas como o Ser Educação reafirma nosso compromisso, gerando valor compartilhado e contribuindo para uma sociedade melhor. Com ações como essas, evoluíremos em pautas fundamentais, como ter um olhar apurado ao desenvolvimento dos jovens, valorização dos professores e incentivo ao empreendedorismo.”

Bianca Gallas Carniel - Gerente de Marketing da Usaflex

Juliane Prediger

“O Colégio Sinodal da Paz acredita que a educação tem o poder de transformação social. Ela é capaz transformar cada indivíduo, as famílias e toda a comunidade onde vivemos. E é pelas crianças e jovens nas escolas é que este processo de mudanças pode começar e acontecer. Por isso, somos parceiros do Ser Educação, esse excelente projeto, que se propõe a pensa, debater e colocar em prática ações que promovam melhorias significativas, envolvendo escolas e comunidade em geral. Todos precisam estar envolvidos neste obejtivo”

Juliane Prediger - Diretora do Colégio Sinodal da Paz de Novo Hamburgo

Patricia Passos

“O Projeto Ser Educação tem grande importância para o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. Para nós, a educação muda a vida das pessoas e faz do futuro um lugar de muita esperança e de transformação social. Nós acreditamos que essa iniciativa, promovida pelo Grupo Sinos, irá trazer grandes reflexões na comunidade, além de ratificar e fortalecer ainda mais a necessidade e importância da educação para a população. E também destaca o quanto foi necessário se reinventar neste período de pandemia. Temos orgulho de participar deste grande projeto.”

Patricia Passos - Diretora do Senac Novo Hamburgo

Miriam da Rosa Plentz

“A ação educativa no Sesc/RS busca incentivar o protagonismo, a autonomia e o conhecimento. Em sua atuação, destaca-se no trabalho com a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e com a Educação Complementar, a partir de cursos e palestras voltados à ampliação de conhecimentos. Nesse sentido, o Sesc/RS destaca a importância de apoiar o projeto Ser Educação, valorizando as ações educativas no atual cenário em que a sociedade exige a formação de sujeitos participativos, críticos e criativos. Acreditamos na formação integral com diversidade e inclusão.”

Miriam da Rosa Plentz - Gerente do Sesc Novo Hamburgo

Gabriel Daudt, coordenador de Comunicação e Marketing da Universidade Feevale.

“Todo ser humano tem o seu próprio projeto de vida. Um sonho pessoal ou profissional, de curto ou longo prazos, não importa. E a educação é certamente o único caminho para adquirir as habilidades para realizar esse objetivo. O projeto Ser Educação, que neste ano chega à sua terceira edição, envolvendo toda a comunidade, traduz muito bem a excelente parceria já consolidada entre o Grupo Sinos e a Universidade Feevale. Trata-se de um elo entre a informação e o conhecimento, que inova a vida das pessoas e transforma o mundo.”

Gabriel Daudt - Coordenador de Comunicação e Marketing da Universidade Feevale

Interação

Desde o surgimento do projeto, o hotsite tem sido um espaço de interação com o público e em 2022 ele vai ganhar novidades!

Entre as inovações, está o link que vai possibilitar aos leitores acessar os dados do Ideb dos municípios da região.

Além disso, continuam as seções para download de conteúdos didáticos e envio de vídeos com depoimentos que contribuam para uma reflexão maior sobre os temas discutidos no projeto.

Já o Minuto me Ensina reunirá vídeos que compartilham conhecimento de professores e de alunos que queiram mostrar algum projeto desenvolvido em determinada matéria.

O espaço, além das seções especiais, reúne também diversas matérias especiais sobre educação.

Para acessar a página principal do hotsite, clique aqui

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.