Publicidade
Opinião Opinião

Portão prepara protesto pela isenção do pedágio no domingo

Por Thiago Padilha
Publicado em: 23.07.2021 às 15:00 Última atualização: 23.07.2021 às 16:48

Os vereadores de Portão estão organizando um protesto neste domingo (25) contra o fim da isenção do pedágio de veículos emplacados na cidade que não fizeram o recadastramento aberto pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A manifestação ocorrerá na RS-240, junto à praça de pedágio do bairro Rincão do Cascalho, a partir das 16 horas. O horário coincide com o do aumento no fluxo de veículos que retornam da Serra e do Vale do Caí.

A organização do ato é uma iniciativa da Frente Parlamentar Contra Pedágio, mas conta com o apoio de todos os legisladores e também da prefeitura. Toda a população é convocada a participar porque o impacto é contra todo o município e atinge inclusive os moradores do desvio, onde a movimentação de trânsito vem aumentando desde que o recadastramento foi anunciado. População reclama que enviou a documentação à EGR, mas boa parte não teve retorno.

Pedido até a concessão

A principal reivindicação dos vereadores é manter a isenção como vinha ocorrendo nos últimos anos, até porque com a concessão da RS-240 para iniciativa privada, não afetará os cofres da EGR, que deverá ser extinta. A Câmara também defende a saída da praça de Portão. Conforme estudo do governo do Estado, deverá migrar para Bom Princípio. Há, ainda, um apelo para a construção de passarelas na cidade. Na sessão desta semana, o vereador Márcio Lacerda (PDT) leu um manifesto da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) sobre a situação.

Ainda pode fazer o cadastro

De acordo com o diretor-presidente da EGR, Marcelo Gazen, o protesto é muito mais de cunho político de contra pedágio, do que a questão do recadastramento. "Quem era isento e não se recadastrou, desde o dia 1º já está sendo cobrado. Mas isso não significa que a pessoa não possa solicitar (a isenção)", explica. "A isenção é uma regra que existe desde 2013 e que vai ser mantida enquanto as praças estiverem sob a administração da EGR", acrescenta. No site www.egr.rs.gov.br, está a lista de bairros e localidades que tem o direito de solicitá-la.

Empenho autorizado

O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) informou ontem que o Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal fez o empenho de R$ 7,65 milhões para que Portão e Capela de Santana avancem com o projeto de asfaltamento da Rodovia Transaçoriana. Cada cidade foi contemplada com R$ 3,82 milhões. O próximo passo é a assinatura do contrato de repasse com a Caixa Econômica Federal.

Suplente na Câmara

O vereador de Esteio Gilmar Rinaldi (PT) está afastado de suas funções desde quarta-feira (21). A licença não remunerada, que terminará em 6 de agosto, é para tratar de assuntos particulares. Enquanto estiver afastado, o primeiro suplente do PT, Fabio Neumann, assume a cadeira neste período.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.