Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião

EAD que deu certo

Por Juliana Costa
Publicado em: 14.10.2021 às 03:00

O ensino remoto chegou em 2020 de maneira "forçada" devido a pandemia de Covid-19. Um ano e meio depois ainda é a maneira como a educação chega até os alunos da rede pública no Brasil. Muitos criticam, dizem que não funciona, que ninguém está aprendendo com EAD.

De fato, ainda nos falta, nas escolas de educação básica municipal e estadual, a estrutura necessária para garantir o acesso universal a que todos os estudantes tem direito. Porém não podemos dizer que o ensino remoto não apresenta resultados.

Um belo exemplo de EAD que rendeu bons frutos foram os projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos alunos de 7.° e 8.° anos da EMEF Zaira Hauschild, em São Leopoldo. Iniciados em abril, a partir da proposição de temas relevantes e condizentes com o período de pandemia que vivemos, os alunos foram instigados a pesquisar e várias atividades foram proporcionadas: encontros virtuais com ex-alunos, aulas pelo Meet, jogos virtuais e atividades específicas para cada etapa da pesquisa. Tudo isto feito em meio a dificuldades de acesso dos alunos a recursos como celular ou computador com Internet para que realizassem as pesquisas, contando apenas com orientação por Whatsapp. Agora, em outubro, os projetos estão sendo finalizados e o que se percebe são trabalhos apaixonantes.

A dedicação dos alunos fica evidente. É a prova de que com estímulo, empenho e orientação, alunos da escola pública podem sim, desenvolver pesquisa no Brasil e aprender por EAD, só precisam ter seu direito de acesso assegurado.

O futuro do País, da Ciência, dos estudantes passa pela educação. Temos apenas que acreditar que é possível, assim como acreditei e fui maravilhosamente surpreendida.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.