Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião

Grande expectativa

Por Gilberto Jasper
Publicado em: 14.01.2022 às 03:00

"Todo pessimista é um otimista bem informado." Gosto da frase quando perguntam como será 2022. Parecia que o ano novo seria a redenção da rotina antiga, mas chegou uma variante menos letal, mas muito contagiosa. Praias lotadas geraram milhares de casos de contaminação. O que seria época para relaxar é motivo de enorme preocupação.

Outro aspecto marcante nestes mais de dois anos de pandemia é a radicalização generalizada, incapazes de estimular a solidariedade em plena crise sanitária. Isso dificilmente vai mudar. Em outubro teremos eleições para senador, deputados estaduais e federais, além do governador e o presidente da República. Não é difícil prever o clima beligerante que marcará o pleito, bem mais radical que em 2018.

Acompanho política desde 1968, quando tinha 8 anos e participei de comícios. À época meu pai disputava uma vaga de vereador em Arroio do Meio, no Vale do Taquari. Naquele tempo, os vereadores sequer recebiam salário, fazendo com que estes representantes da população bancassem do bolso as despesas.

Outro episódio que mexerá com os brasileiros é a Copa do Mundo, a partir de novembro, no Catar. O ano começa repleto de temores e interrogações, prometendo muitas emoções. Covid, eleição e Copa do Mundo serão destaques na tradicional retrospectiva de final de ano. Prever o que veremos ali é um exercício de imaginação. Até lá, "reina grande expectativa", como diriam os narradores de antigamente.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.