Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião

Longevidade e trabalho

Por Geraldine A. dos Santos
Publicado em: 19.01.2022 às 03:00

Aatual geração de pessoas idosas apresenta configurações bastante diferentes da geração do início do século. Vinte anos mudam muito as características desta fase. As pessoas mudaram suas atitudes em relação ao trabalho. Elas sabem a importância da qualificação. Durante a pandemia essas características ficaram ainda mais visíveis.

Mas será que a sociedade está preparada? Quando pessoas idosas são profissionais liberais ou mesmo os donos das empresas, não aparecem maiores dificuldades. Mas quando são empregadas começamos a identificar uma série de preconceitos que precisam ser ressignificados diante das mudanças do perfil das novas gerações de idosos.

Não se deve olhar para um profissional pela sua idade, mas por suas capacidades. Portanto, pessoas de 30 ou de 60 anos podem ter características semelhantes. A personalidade e as oportunidades determinarão suas características. A maturidade e o conhecimento acumulado de um profissional podem auxiliar no seu desempenho.

O processo de envelhecimento traz muitas perdas, mas também possibilita ganhos. É importante que a nossa cultura e o mercado de trabalho prestem atenção nas características positivas da juventude, mas também das pessoas idosas. Essa composição permitirá um desenvolvimento mais harmonioso e produtivo nas empresas. Todos vamos ganhar, pois esta percepção é interessante para a atual geração que é idosa, mas também para as próximas gerações.

Com o avanço da qualidade de vida e da longevidade, trabalhar até idades avançadas será uma necessidade. Então, precisamos ter um espaço confortável para que as pessoas possam manter suas atividades laborais ou então construam novas trajetórias profissionais aos 60, 70, 80 ou 90 anos.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.