Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião

Otimismo e moderação

Por Cláudio Brito
Publicado em: 19.01.2022 às 03:00

Dois acontecimentos do mundo empresarial me entusiasmaram: a Couromoda, em São Paulo, mais Retail's Big Show, em Nova York. Depois de um ano sem evento presencial, a retomada paulista é significativa, como bem detalhou a editora do jornal Exclusivo, Luana Rodrigues, conversando com os ouvintes da ABC 103.3 FM, ontem pela manhã. No mesmo programa, o NH10, entrevistei o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), Gilmar Bazanella, que nos informou com muita adequação o que nossos comerciantes foram aprender nos States.

Na Couromoda, a confirmação das novas tendências, como o uso de cores variadas em botas e calçados em geral. Expositores gaúchos marcam presença com força e bons resultados, justificando o otimismo com que a delegação do Rio Grande do Sul sublinhou sua passagem.

A constatação feita no "Big Show do varejo americano" assegura o novo jeito de comprar e vender que a pandemia ensinou. Gestão de atendimento, tecnologia e inovação, design de lojas, comércio eletrônico, presença digital e comportamento de consumo foram trabalhados em palestras e colóquios com executivos dos Estados Unidos muito bem preparados. A proposta agora é implantar tudo isso por aqui.

Tomara que dê certo, bastando que haja muita concentração e empenho, com a indispensável advertência de que, nos dois casos, devemos agir com cautela e de um jeito moderado, para não tornarmos vazias e inócuas as medidas anunciadas. O foco sempre deverá ser o cliente, pois o novo jeito de comprar, à distância, impõe meios efetivos de proteção e defesa do consumidor. Não se pode agora perder tudo. Seria uma injustiça para todos.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.