Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião

No palco do Cine Victória

Por Osvino Toillier
Publicado em: 21.01.2022 às 03:00

Quando há um tempo me hospedei no Hotel Charrua, junto ao túnel verde de Santa Cruz do Sul, levei um susto ao olhar para o amplo espaço à minha frente: voltei à década de 1960, quando o Colégio Mauá realizava seus festivais naquele palco, que acolhia uma noite de arte e emoção de todas as idades e modalidades artísticas.

Orgulhosamente, o diretor Hardy Elmiro Martin abria o evento, que concentrava o melhor do talento de crianças e jovens, numa noite de raras emoções, cujos números haviam sido minuciosamente ensaiados para encantar o público que lotava um dos mais belos teatros do Estado.

E agora estava eu novamente nesse espaço mágico onde, como jovem integrante da direção do Mauá, apresentava orgulhosamente os números artísticos integrados pelos nossos próprios filhos em sua tenra idade, felizmente documentados pela fotografia na época.

Meu olhar foi capturado pela imagem do mezanino do antigo teatro, ainda com as mesmas poltronas, de onde assistira filmes memoráveis que o Cine Victória trouxera orgulhosamente para estreia na cidade, tais como: As Gêmeas de Zillertal, O Mar Azul e Você, no auge do cinema alemão, além de superproduções como Os Dez Mandamentos, Cleópatra.

Confesso que me invadiu certa dose de nostalgia quando olhei para essas imagens de outrora, sem condições de retomarem seu antigo esplendor. O palco das grandes emoções virou simples estacionamento e a sala do outrora esplendor cinematográfico está relegado ao abandono. Quem sabe um dia, ao menos para um momento mágico, a cortina volte a descobrir para mais um espetáculo no palco do Cine Victória, onde minha juventude viveu dias de glória e onde nossos filhos pequenos ensaiaram os primeiros passos da futura vida artística.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.