Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião

Sem metáforas na cozinha

Por Alice Bemvenuti
Publicado em: 01.07.2022 às 03:00

A cozinha é o lugar das profundezas. Sabe se lá o que isso queira dizer. Mas me comovo e me movo nela e por ela. Tudo ao alcance da mão. Inclusive os mestrados, que só depois elevei ao espaço do estúdio-ateliê para finalizar a escrita. Na cozinha a carne se processa, almeja-se os destilados, as especiarias e os cozidos. Da cozinha já tirei o sustento e dei de comer aos próximos e aos distantes. Na cozinha alimentei a alma e afoguei a louça. Poderia falar da costura, mas certamente como uma metáfora.

Na cozinha não, os fazeres diários, o cuidado de si e as combinações em família são vida e receitas. A cozinha, relegada ao doméstico, tem na conta os tratados, as decisões, inclusive das guerras. Nela não tenho estranhamentos e quando sou recebida em uma cozinha, logo me sinto em casa. Há pouco menos de dez anos, em Pires do Rio, Goiás, fui recebida na cozinha da então diretora do Museu Ferroviário. Claudia me convida para o almoço em família, onde cozinhava a galinhada com temperos do cerrado.

Precisei me conter entre o que meu corpo me convocava e o que era possível respirar quando entrava um e outro para contar sobre a ferrovia. Certo que liguei o gravador, pois gritava a vontade de capturar cada instante sem perder o movimento entre mexer o caldo na panela e as histórias sobre a mesa. Era um zig zag no corpo e um desejo de fazer museu que me convidada a estar ali. E, assim, conheci a mulher que me conta de lutas e de brasilidades. Histórias que tem parentesco a outras que recolho ao longo da estrada, onde moram museus. Mas o cheiro na cozinha, o domínio dos fazeres e a inteligência feminina é que me captura, me acolhe e me faz levantar os olhos na linha do horizonte.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.