O grupo sul-coreano Samsung apresentou nesta quarta-feira (29/3) seu novo smartphone Galaxy S8, que incorpora um assistente virtual, é resistente a água e não tem botões na parte frontal. O novo modelo era muito aguardado após o fracasso do Galaxy Note 7, cuja produção foi encerrada em outubro do ano passado depois que vários dispositivos explodiram ou pegaram fogo.
O novo aparelho estará disponível a partir de 21 de abril, anunciou Justin Denison, vice-presidente da Samsung America, durante a apresentação. O primeiro assistente virtual da Samsung, que competirá com o famoso Siri da Apple, se chama Bixby, e permitirá ao smartphone "antecipar-se às necessidades" dos usuários, explicou Sriram Thodla, diretor-sênior da Samsung America, no lançamento.
O Bixby utiliza todos os dados do smartphone, entre eles a geolocalização, para, por exemplo, sugerir informações ao usuário ao sair de sua casa. Além do assistente virtual, uma das principais novidades é que o novo modelo não tem um botão na frontal como seu antecessor e o iPhone.
Como o Pixel, o smartphone lançado pelo Google, a parte frontal é completamente lisa. Os dois telefones são equipados com telas de 5,8 polegadas (148,9 x 68,1 mm) e 6,2 polegadas (159,5 x 73,4 mm). As bordas arredondadas, o tamanho da tela, sua leveza e a delicadeza do dispositivo seduziram rapidamente os observadores, que receberam com entusiasmo o novo smartphone.
"Estou mais impressionado do que eu imaginava que fosse ficar", disse Patrick Moorhead, analista da Moor Insights & Strategy depois da apresentação. No entanto, o especialista acredita que ainda será preciso esperar um pouco mais para ter uma visão mais clara do Bixby. "Gosto do que vejo, mas tenho que utilizá-lo, verificá-lo para ver se é realmente fácil", acrescentou.
Muitos observadores destacaram o preço relativamente alto do Galaxy S8, entre 720 e 750 dólares, mais caro que o iPhone 7, que custa cerca de 650 dólares. Para Jan Dawson, analista da Jackdaw Reasearch, estão assumindo "um grande risco". "Parece que a Samsung se posiciona em relação ao que a Apple lançará mais à frente neste ano mais do que no mercado atual", avaliou. "Isso é perigoso, porque nos próximos meses, a Samsung competirá com iPhones menos caros".
As capacidades do processador foram melhoradas e o consumo de bateria foi melhorado. Além disso a recarga poderá ser feita sem fio. Apesar de ser a origem do defeito do Galaxy Note 7, os diretores do grupo sul-coreano presentes no evento não mencionaram o tema da bateria, que o mercado observará atentamente sobretudo no que se refere a segurança e capacidades.
O Galaxy S8 e o S8 Plus são equipados com um sistema de identificação de opções múltiplas. Permite desbloquear o telefone com um código secreto, conectando pontos na tela e com a digital. Além disso, para maior segurança, traz um leitor de íris. A Samsung também anunciou um adaptador, chamado Samsung Dex, que permite trabalhar no smartphone com uma tela e um teclado separados, fazendo que o telefone faça as vezes de computador.